PUBLICIDADE

Superlua brilhará no céu do Brasil na noite desta quarta-feira (31)

31 jan 2018 - 10h56
Compartilhar
Exibir comentários

Esta quarta-feira (31) marca o acontecimento de uma série de fenômenos lunares ao redor do mundo. Superlua, eclipse lunar, lua azul e lua de sangue: todos esses eventos celestiais acontecerão no mesmo dia, mas em lugares diferentes — algo que não acontecia há pelo menos 150 anos.

Superlua
Superlua
Foto: Reprodução / Canaltech

Daqui do Brasil, porém, apenas a superlua poderá ser vista. A pesquisadora Josina Nascimento, do Observatório Nacional, explica que o eclipse total da Lua não poderá ser visto de nenhum lugar do Brasil, pois o fenômeno ocorrerá durante o dia, a partir das 13h48, para ser mais exato. A previsão é que o ápice ocorra às 15h30.

"Em uma definição, fala-se que é superlua sempre que a Lua for nova ou cheia e estiver até 90% próxima do perigeu [menor distância entre a Lua e a Terra]. Se esses 90% forem em distância à Terra, a Lua leva 7 dias para fazer essa mudança e aí já nem está mais na fase cheia ou nova. Se for em horas, a gente pode pensar que o período de fases é de aproximadamente 28 dias e que 10% disso seriam 2,8 dias. Tanto pela primeira hipótese quanto pela segunda, dia 31 seria superlua", afirma Josina.

Segundo a NASA, o acontecimento intitulado superlua revela uma Lua 14% maior e 30% mais brilhante do que as luas cheias no apogeu (maior distância entre a Lua e a Terra). Nesta noite é esperado que a Lua esteja chamando mais atenção do que de costume, portanto, evidenciando o fenômeno.

A lua azul, a qual já noticiamos por aqui, também acontecerá na data de hoje. O fenômeno é chamado assim não porque a lua fica azul, mas sim porque é quando ocorre a segunda Lua Cheia em um mesmo mês.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade