PUBLICIDADE

Netflix envia carta classuda para resolver problema de direitos autorais com bar

22 set 2017 - 16h28
(atualizado às 16h43)
Compartilhar
Exibir comentários

A ideia de decorar bares com temas inspirados em séries e personagens famosos sempre ajuda o estabelecimento a faturar um pouco a mais. Afinal, aproveitar um programa que está bombando e convocar seus fãs para conhecer o ambiente personalizado é uma boa chance de navegar na mesma onda do sucesso na TV.

Stranger things
Stranger things
Foto: Canaltech

Sem pagar direitos, os estabelecimentos só lucram, pois o controle é difícil de ser feito. Bem, nem tanto assim.

A Netflix encontrou uma forma irreverente para resolver um problema com um bar pop-up de Chicago que se inspirou em Stranger Things para a decoração e cardápio, sem autorização da marca e dos donos dos direitos.

Por meio de uma carta, a plataforma de streaming soube lidar com a situação com firmeza, mas sem ser autoritária.

Veja a carta enviada pelo diretor de conteúdo e marca da Netflix aos donos do The Upside Down, o bar de Chicago.

"Olha, eu não quero que vocês pensem que somos estraga-prazeres, e nós adoramos o quanto vocês curtem a série (esperem só até ver a segunda temporada!) Mas, a menos que nós estejamos vivendo no Mundo Invertido [trocadilho com o nome do bar, Upside Down], acho que não fizemos um acordo com vocês para esse bar.

Vocês são do tipo criativos, por isso tenho certeza de que entendem que é importante para nós termos controle sobre como nossos fãs encontram o mundo que construímos.

Nós vamos dar uma de dr. Brenner para cima de vocês, mas nós pedimos, por favor, que (1) não estendam o período do bar pop-up além das seis semanas planejadas, e (2) contatem a gente para obter permissão, caso planejem fazer algo semelhante novamente.

Por favor, nos informem se é possível concordar com esses pedidos.

Nós amamos nossos fãs mais do que qualquer coisa, mas vocês devem saber que o Demogorgon nem sempre é caridoso. Então, por favor, não nos faça chamar suas mães."

Desde a abertura, em meados de agosto, The Upside Down rapidamente se tornou o bar mais quente da cidade. Os fãs esperam em longas filas para beber o Eleven's Eggos com sabor de xarope e sentar no sofá da família Byers.

Neste caso, nada de Justiça envolvida. A Netflix "lacrou" novamente e conseguiu resolver o problema sem maiores crises. O bar fica aberto até 30 de setembro, como planejado.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade