PUBLICIDADE

NASA está voltando à Lua, mas inicialmente com exploradores robóticos

19 jun 2018 - 15h52
Compartilhar
Exibir comentários

Em dezembro do ano passado, o presidente Donald Trump assinou uma ordem para que a NASA voltasse a explorar a Lua com uma missão tripulada, coisa que não acontece desde o fim das missões Apollo. Mas, agora, a agência espacial começou a preparar uma série de missões robóticas para 2019 com nosso satélite natural como destino, tudo isso antes de levar a humanidade mais uma vez para lá.

Apollo
Apollo
Foto: Canaltech

De acordo com a NASA, tais missões entregarão instrumentos e novas tecnologias à superfície lunar, prevendo projetos científicos que serão conduzidos por lá nos próximos anos. "Essas ferramentas fornecerão dados científicos importantes sobre vários locais de pouso e ajudarão a NASA a entender melhor o ambiente lunar", explicou Dennis Andrucyk, vice-administrador associado do Diretório de Missões Científicas da NASA.

Até então, os Estados Unidos são o único país a ter realizado, com sucesso, missões tripuladas à Lua, com a última acontecendo em dezembro de 1972 (a Apollo 17). Nos anos seguintes, a NASA se concentrou em estudar o restante do Sistema Solar, enviando naves, satélites e sondas para nosso quintal espacial e fazendo descobertas históricas. Ainda, reuniu esforços para administrar a Estação Espacial Internacional, onde astronautas conduzem experimentos nas órbitas baixas da Terra.

E um retorno à Lua faz sentido nos dias atuais. Afinal, a tecnologia e a ciência evoluíram a passos largos desde as missões Apollo, e certamente novas missões com o satélite natural da Terra como destino proporcionarão ainda mais avanços em nosso entendimento sobre a Lua — e, consequentemente, sobre a Terra e o Sistema Solar.

Só que os EUA não são a única nação com isto em mente. A iniciativa privada também está de olho na exploração espacial, e uma empresa japonesa recentemente declarou que quer usar robôs para construir uma base fixa lunar, iniciando, por lá, uma colônia que, depois, pode receber moradores humanos.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade