PUBLICIDADE

Médico revela ter feito transplante de cabeça bem sucedido, só que em cadáveres

17 nov 2017 - 19h04
Compartilhar
Exibir comentários

O neurocirurgião italiano Sergio Canavero chamou atenção de toda a comunidade científica e da mídia em 2015, ao prometer que até 2017 realizaria um transplante completo de cabeça entre humanos.

sergio canavero
sergio canavero
Foto: público / Canaltech

Em 2016, Sergio afirmou ter feito um transplante de cabeça entre macacos, mas disse não ter publicado nenhum estudo sobre a cirurgia que, segundo relatos do próprio cientista, não contou com o religamento da medula espinhal.

Logo após essa revelação, uma série de publicações científicas foi feita pela equipe de Sergio sobre cortes e reatamento de medula espinhal em diversos animais vivos, mas os estudos não encontraram validação científica ao não precisar com exatidão a metodologia usada e não contar com controles de variáveis.

Hoje pela manhã, Canavero noticiou o sucesso do que ele chamou de primeiro transplante de cabeça humana. A comunidade científica, entretanto, não esperava que o neurocientista fosse realizar o feito prometido em 2015 com cabeças de cadáveres humanos.

Outra promessa anterior de Canavero é realizar o transplante de cabeça de um homem russo chamado Valery Spiridonov, que sofre de uma atrofia na musculatura da espinha conhecida como Síndrome de Werdnig-Hoffmann e se dispôs a ser cobaia do primeiro transplante de cabeça em seres humanos vivos, a acontecer em dezembro de 2017.

Até lá, a comunidade científica segue cética com o trabalho de Canavero, que até agora não recebeu validação do seu trabalho como cientista por parte dos colegas de profissão.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade