PUBLICIDADE

Google começa a exibir conteúdo em formato de Stories nas buscas

13 fev 2018 - 10h53
Compartilhar
Exibir comentários

A Google lançou nesta terça-feira (13) uma nova funcionalidade para seu motor de buscas, que vai passar a exibir os chamados "AMP Stories". Sim, é exatamente isso que você está pensando: o Google vai passar a exibir conteúdo no formato Stories, como o Instagram e o Snapchat.

Na AMP Conf, que aconteceu hoje em Amsterdã, Holanda, a empresa anunciou uma parceria com nomes como CNN, Mashable, Vox Media, Cosmopolitan, Wired e Washington Post, que serão os primeiros a criar conteúdos no "novo formato". Ainda em caráter de testes, esses veículos poderão produzir e publicar conteúdo de natureza efêmera, que será exibido nos resultados de busca e reproduzido em tela cheia em dispositivos móveis — do jeitinho que estamos acostumados a ver nas redes sociais. A grande diferença fica por conta do AMP.

Se você não está familiarizado com o termo, o AMP é um padrão desenvolvido pela Google para acelerar o carregamento de sites, que abrem quase que instantaneamente em smartphones e tablets mesmo quando estamos usando a 3G/4G. Sendo assim, o Stories do Google fará uso dessa mesma tecnologia para tornar a experiência dos usuários o mais fluida e rápida possível, sem aquela sensação de tocar na história e esperar ela carregar infinitamente como às vezes acontece no Instagram.

Foto: Canaltech
Por enquanto, AMP Stories são exibidos em uma seção chamada "Visual stories" nos resultados de busca e trazem listas com fotos, animações e vídeos (Imagem: Captura de tela/Sergio Oliveira)
Por enquanto, AMP Stories são exibidos em uma seção chamada "Visual stories" nos resultados de busca e trazem listas com fotos, animações e vídeos (Imagem: Captura de tela/Sergio Oliveira)
Foto: Canaltech

Dificuldades e mistérios

Apesar do anúncio da novidade, ela ainda está em seus estágios iniciais. Prova disso é que ainda não há uma ferramenta oficial para criar os AMP Stories, e tudo precisa ser feito na unha, sob medida.

Mesmo assim, como o AMP é open source, a expectativa da Google é que logo surjam plugins de terceiros para facilitar o processo criativo e a publicação desse conteúdo. Falando nisso, ainda é um mistério como exatamente esse conteúdo será exibido aos usuários — por enquanto os AMP Stories vêm sendo exibidos numa seção a parte no Google em inglês.

Outro mistério é quem exatamente poderá publicar conteúdos desse tipo. Obviamente, a Google deverá manter uma espécie de white list de parceiros aptos a divulgarem conteúdos assim, mas não foram revelados os critérios que serão utilizados para selecioná-los.

Foto: Canaltech

Finalmente, há de se notar que o anúncio feito hoje foi de uma versão voltada aos desenvolvedores, logo não há qualquer previsão de quando o AMP Stories estará disponível para todo o público.

Se você quiser testar o AMP Stories, basta acessar g.co/ampstories a partir do seu dispositivo móvel e procurar por parceiros como CNN, Washington Post, Wired ou Mashable.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade