PUBLICIDADE

Apple põe equipe de engenharia de modem em unidade de design de chips

7 fev 2019 - 13h58
(atualizado em 8/2/2019 às 11h04)
Compartilhar
Exibir comentários

A Apple transferiu seu time de engenharia de modems para um grupo interno de tecnologia de hardware, disseram à Reuters duas pessoas a par do assunto, um sinal que a empresa quer desenvolver um componente importante do iPhone após anos de compras de fornecedores externos.

Loja da Apple em Pequim
07/01/2019
REUTERS/Thomas Peter
Loja da Apple em Pequim 07/01/2019 REUTERS/Thomas Peter
Foto: Reuters

Os modems são uma parte indispensável dos telefones e outros dispositivos móveis, conectando-os a redes de dados sem fio. A Apple tem usado chips exclusivamente da Qualcomm, mas começou a introduzir os chips Intel em 2016 e eliminou a Qualcomm dos iPhones lançados no ano passado.

Johny Srouji, vice-presidente sênior de tecnologias de hardware da Apple, assumiu os esforços de design de modem da empresa em janeiro, disseram as fontes. O movimento organizacional não foi anunciado previamente.

Srouji ingressou na Apple em 2008 para liderar o design de chips, incluindo os processadores da série A personalizados que alimentam iPhones e iPads e um chip Bluetooth especial, que ajuda esses dispositivos a parear com fones de ouvido sem fio e outros acessórios da empresa.

A área de modems eram liderada por Rubén Caballero, que se reporta a Dan Riccio, executivo responsável pela engenharia do iPad, do iPhone e do Mac, o que envolve a integração de peças da vasta cadeia de eletrônicos da empresa.

A Apple se recusou a comentar o assunto. A publicação The Information havia publicado que a Apple estava trabalhando para desenvolver seu próprio modem.

A Apple publicou vagas de emprego para engenheiros de modem em San Diego, hub para talentos de design por causa da presença de longa data da Qualcomm e onde a Apple disse que planeja montar sua equipe de trabalho.

O esforço da Apple em fabricar modems próprios pode levar anos e é impossível saber quando ou em quais dispositivos esses chips podem ser aplicados.

5G

O investimento da Apple em modems vem no momento em que operadoras de telefonia e outros fabricantes de celulares estão lançando dispositivos para a próxima geração de redes sem fio mais rápidas, conhecidas como 5G. As fabricantes de celulares Samsung e Huawei já fazem seus próprios modems.

Produzir modems próprios poderia custar milhões de dólares por ano à Apple, dizem analistas, mas pode resultar em economia de dinheiro.

Os modems são parte importante do custo dos dispositivos da Apple, de 15 a 20 dólares cada, e podem custar de 3 bilhões a 4 bilhões de dólares para os cerca de 200 milhões de iPhones produzidos por ano, disse a analista Stacy Rasgon, da Bernstein.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade