PUBLICIDADE

Suspensão da circulação dos trens da Trensurb sem previsão de retorno

Enchentes causam danos significativos e afetam operações

14 mai 2024 - 12h30
(atualizado às 12h33)
Compartilhar
Exibir comentários

A circulação dos trens da Trensurb permanece suspensa por tempo indeterminado em todas as estações, de Porto Alegre a Novo Hamburgo, devido às consequências das enchentes na região.

A empresa declarou que somente após a diminuição do nível das águas será possível avaliar o alcance dos danos e determinar as intervenções necessárias para restaurar a operação do metrô. Atualmente, a sede da Trensurb, localizada no bairro Humaitá, na Zona Norte da Capital, está inundada, impossibilitando as atividades operacionais, de manutenção e administrativas.

Os danos se estendem à via férrea e aos sistemas de sinalização, fundamentais para garantir a segurança das composições. Além disso, os sistemas de tecnologia da informação e as subestações de energia foram afetados, o que compromete a alimentação elétrica dos trens.

A inacessibilidade de algumas estações devido às águas da cheia do Guaíba e de outros rios na Região Metropolitana agrava a situação, dificultando as operações e o acesso dos usuários.

A Trensurb também destacou que muitos de seus funcionários e estagiários foram impactados pelas enchentes, sofrendo perdas materiais e precisando deixar suas residências. A empresa lançou a campanha Trensurb Abraça para arrecadar donativos em apoio às vítimas dessa catástrofe ambiental.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Publicidade