Script = https://s1.trrsf.com/update-1751565915/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Suspeito de matar deputada estadual nos EUA é preso

Vance Luther Boelter também é acusado de ter atacado na madrugada de sábado o senador estadual John Hoffman

16 jun 2025 - 06h17
(atualizado às 10h37)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Suspeito de matar a deputada Melissa Hortman e balear o senador John Hoffman nos EUA foi preso após uma caçada de dois dias; autoridades apontam motivação política nos ataques.
Suspeito de matar deputada estadual nos EUA é preso:

Após uma caçada que se estendeu por dois dias, suspeito de assassinar deputada e balear senador estadual foi preso pelas autoridades do estado de Minnesota.

O governador de Minnesota, Tim Walz, anunciou ainda na noite de domingo (15/06) a prisão de Vance Luther Boelter, principal suspeito do assassinato da deputada democrata Melissa Hortman e seu marido no subúrbio de Brooklyn Park, na noite de sexta-feira.

Boelter também é acusado de ter atacado na madrugada de sábado o senador estadual John Hoffman e sua esposa, que ficaram feridos.

Ele foi preso no condado de Sibley após uma intensa operação de busca envolvendo centenas de policiais, informaram as autoridades à imprensa, acrescentando que o homem estava sendo interrogado.

As autoridades locais afirmaram que os ataques tiveram motivação política e que o atirador se disfarçou como policial para se aproximar das vítimas.

Centenas de policiais foram mobilizados para capturar suspeito
Centenas de policiais foram mobilizados para capturar suspeito
Foto: DW / Deutsche Welle

No veículo usado pelo suspeito, policiais encontraram um manifesto com uma lista de outros legisladores do estado e três fuzis AK-47 e uma pistola 9 mm. A segurança das autoridades citadas no documento foi reforçada.

"Após dois dias de caça ao homem e de duas noites sem dormir, as forças da ordem detiveram Vance Boelter", anunciou o governador Tim Walz

Na mesma declaração pública, o governador Walz condenou as "ações impensáveis" de Boelter, que tiraram a vida de uma mulher que "moldou a essência de quem somos como estado".

"Não podemos ficar insensíveis a isso. Somos uma nação profundamente dividida", disse Walz no comunicado publicado em sua conta na rede social X.

"Seguimos em frente não com ódio ou violência, mas com humildade, graça e civilidade", acrescentou. O governador democrata, companheiro de chapa de Kamala Harris nas últimas eleições presidenciais, apelou ainda para que "este ato hediondo" não "se torne a norma".

Às famílias das vítimas, Walz expressou sua solidariedade e destacou que todo o estado de Minnesota está de luto. Além disso, agradeceu às autoridades por sua bravura e profissionalismo: "Eles salvaram vidas".

"Enquanto nos recuperamos, não deixaremos o medo vencer. Devemos seguir em frente em homenagem a Melissa com compreensão, serviço e, acima de tudo, humanidade", completou.

O ataque ocorreu num momento de tensão política nos EUA, marcado pelo envio de soldados para Los Angeles para reprimir protestos e manifestações anti-Trump em todo o país.

(EFE, Lusa)

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade