PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

SES questionará critérios de distribuição de vacinas contra a dengue em municípios gaúchos

Decisão do Ministério da Saúde deixa dúvidas sobre escolha dos contemplados e faixa etária inicial para imunização

29 abr 2024 - 10h57
Compartilhar
Exibir comentários

Em uma reunião agendada para a manhã desta segunda-feira (29), a epidemiologista Tani Ranieri, coordenadora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Estado (Cevs), da Secretaria Estadual da Saúde (SES), pretende questionar os critérios utilizados pelo governo federal na escolha dos municípios gaúchos contemplados com a primeira remessa de vacinas contra a dengue. O lote com 126 mil doses da Qdenga está programado para chegar a Porto Alegre na terça-feira (30).

Foto: Freepik / Porto Alegre 24 horas

Conforme definição do Ministério da Saúde, os municípios contemplados na primeira remessa são Porto Alegre, Alvorada, Cachoeirinha, Glorinha, Gravataí e Viamão, todos pertencentes à Região 10. No entanto, surgem questionamentos sobre os critérios utilizados, especialmente considerando que alguns desses municípios têm registros baixos de casos de dengue.

Tani Ranieri, experiente na elaboração de estratégias de vacinação durante a pandemia de covid-19, elaborou um relatório indicando outros municípios gaúchos que poderiam demandar urgentemente a imunização contra a dengue. Este documento foi entregue à secretária de Saúde Arita Bergmann.

Municípios como Novo Hamburgo, com 11 óbitos e cerca de 7,8 mil casos confirmados de dengue, expressaram descontentamento com a decisão do Ministério da Saúde. A prefeita Fátima Daudt enfatizou que a lógica por trás da seleção dos contemplados não ficou clara e instou o governo a reavaliar seus critérios de distribuição das doses.

São Leopoldo, também no Vale do Sinos e com números alarmantes de casos de dengue, pretende solicitar ao Ministério da Saúde inclusão na próxima remessa de vacinas, considerando os 15 óbitos e 8,5 mil casos confirmados da doença na cidade.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Publicidade