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São Paulo instala semáforos 'inteligentes'; saiba como funcionam

Os novos aparelhos já começaram a ser instalados em vias como as avenidas Pompeia e Doutor Arnaldo, na Zona Oeste da capital paulista

21 ago 2023 - 09h30
(atualizado às 09h36)
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A rede de semáforos da cidade de São Paulo começou a passar por uma modernização visando, principalmente, reduzir os congestionamentos. A instalação destes semáforos visa também diminuir e agilizar o reparo de eventuais panes nos aparelhos de sinalização de trânsito.

Segundo a SP Regula, os semáforos de todos 2.586 cruzamentos do Minianel Viário, zona do rodízio municipal de veículos, serão trocados por novos nos próximos três anos Crédito
Segundo a SP Regula, os semáforos de todos 2.586 cruzamentos do Minianel Viário, zona do rodízio municipal de veículos, serão trocados por novos nos próximos três anos Crédito
Foto: Divulgação / Perfil Brasil

Os novos semáforos já começaram a ser instalados em vias como as avenidas Pompeia e Doutor Arnaldo, na Zona Oeste da capital paulista, e vêm acompanhados de uma placa com a frase "Semáforo em modernização". Os aparelhos também possuem uma câmera e podem ser identificados por uma faixa amarela na borda da respectiva caixa de luzes (vermelha, amarela e verde).

A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo (SP Regula) informou que os semáforos de todos 2.586 cruzamentos do Minianel Viário - a zona do rodízio municipal de veículos - serão trocados por novos nos próximos três anos.

Já existem 16 semáforos modernizados em operação, 111 em execução e 113 em fase final de projeto. A expectativa é de que pelo menos 270 cruzamentos estejam modernizados até o fim de 2023.

Confirma como funcionam os semáforos inteligentes:

De acordo com Mauricio Nastari, gerente de iluminação pública da SP Regula, os novos semáforos instalados são "inteligentes":

- São capazes de ajustar automaticamente o tempo de acionamento das luzes verde e vermelha conforme o trânsito;

- Os tempos máximo e mínimo de acionamento dessas luzes são programados previamente pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e são ajustados pelo próprio semáforo para melhorar o fluxo de veículos;

- Essa programação pode ser alterada remotamente por operadores da CET, por meio de uma central de controle;

- A câmera que o novo semáforo traz permite medir o acúmulo de carros em frente ao semáforo e substitui os chamados "laços", que são os sensores instalados no asfalto utilizados pelos semáforos convencionais.

- A câmera, chamada de "laço virtual", faz com que a operação do semáforo não seja afetada por recapeamento ou reparos que exijam a remoção temporária do "laço" convencional;

- Outra vantagem é de que os novos semáforos "conversam" entre si e são sincronizados de acordo com as chamadas sub-áreas, que são as grandes avenidas e suas adjacências.

Perfil Brasil
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