PUBLICIDADE

Samsung SDS renova certificação de Operador OEA em Segurança

Rosa Amador, diretora comercial da Samsung SDS, lista os benefícios garantidos pela certificação, e que é validado por autoridades aduaneiras nacionais e internacionais

22 mar 2024 - 14h23
Compartilhar
Exibir comentários

A Samsung SDS renovou sua certificação OEA (Operador Econômico Autorizado), reconhecimento concedido por autoridades aduaneiras nacionais e internacionais para empresas que cumprem os critérios de segurança e conformidade aduaneira. 

Foto: Samsung SDS / DINO

A companhia é certificada como OEA desde 2019. Rosa Amador, diretora comercial da Samsung SDS, explica que o certificado destaca a empresa como um parceiro comercial seguro e confiável e também oferece vantagens operacionais nos processos e embarques.

"No campo da prestação de serviços logísticos, utilizar um operador logístico com certificação de OEA em segurança oferece vantagens estratégicas e operacionais para os processos de importação e exportação e, também, para as operações de transporte local", afirma.

Segundo Rosa Amador, a certificação garante que o operador possui altos padrões de segurança e conformidade nas suas operações logísticas, reforçando como um parceiro comercial seguro, eficiente e sustentável a longo prazo em todo comércio global.

Entre os principais benefícios, a certificação oferece redução no percentual de canais de conferência na exportação e prioridade de conferência das declarações de exportação selecionadas para inspeção.

"Além disso, a certificação promove acesso prioritário dos transportadores OEA nos recintos aduaneiros, garantia de segurança no processo de ponta a ponta e padronização e certificação em todos os processos", complementa. Ela lista os principais benefícios da modalidade nos tópicos a seguir:

  1. Facilitação no desembaraço aduaneiro

Empresas certificadas OEA são reconhecidas por seu compromisso com a conformidade e segurança, resultando em menos inspeções físicas e documentais. "Isso pode significar uma redução significativa nos tempos de espera nas fronteiras, garantindo uma entrega mais rápida das mercadorias", reforça a diretora comercial da Samsung SDS.

Além disso, de acordo com ela, a certificação prevê prioridade nas inspeções. Isso porque, quando as inspeções são necessárias, os operadores OEA geralmente recebem prioridade, o que minimiza atrasos adicionais.

  1. Acesso a canais de despacho simplificados

Alguns países oferecem procedimentos simplificados para operadores OEA, o que pode reduzir a burocracia e melhorar a eficiência operacional.

"Em alguns portos e aeroportos, existem canais dedicados para a movimentação de cargas de operadores OEA, acelerando ainda mais o processo de importação/exportação", afirma Rosa Amador.

  1. Segurança e confiabilidade na cadeia de suprimentos

A certificação OEA exige que os operadores mantenham altos padrões de segurança em suas operações, o que ajuda a garantir a integridade da carga contra roubos, adulterações e outros riscos.

"Ser um operador OEA certificado sinaliza aos parceiros comerciais que a empresa é um elo confiável na cadeia de suprimentos, facilitando a formação de parcerias estratégicas", diz ela.

  1. Reconhecimento internacional

"Uma série de países têm acordos de reconhecimento mútuo com relação ao status OEA, o que significa que uma empresa certificada em uma nação pode desfrutar de benefícios similares em outros países participantes, facilitando o comércio global", conta Rosa Amador.

  1. Vantagem competitiva

"Empresas certificadas OEA podem se destacar da concorrência ao demonstrar um compromisso com a conformidade e a eficiência, tornando-as mais atraentes para clientes que valorizam a segurança e a confiabilidade", explica.

O processo de obtenção e manutenção da certificação OEA incentiva as empresas a adotar práticas de melhoria contínua, otimizando suas operações logísticas e cadeias de suprimentos.

  1. Economia de custos

Para finalizar, a  diretora comercial da Samsung SDS acrescenta que "a eficiência aprimorada e a redução de atrasos podem levar a uma diminuição significativa nos custos operacionais, incluindo custos com armazenagem e demurrage".

Para mais informações, basta acessar: https://www.samsungsds.com/la/index.html

Website: https://www.samsungsds.com/la/index.html

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade