PUBLICIDADE

Rússia financiou rede de propaganda anti-Ucrânia na Europa

28 mar 2024 - 15h27
Compartilhar
Exibir comentários

Inteligência tcheca descobre grupo que usava site de notícias com sede em Praga para divulgar informações favoráveis a Moscou. Com dinheiro russo, rede pagava políticos, incluindo membros da ultradireita alemã.A inteligência da República Tcheca descobriu uma rede financiada pela Rússia para espalhar propaganda favorável a Moscou e exercer influência em toda a Europa, tendo contatos inclusive no Parlamento Europeu.

A Rússia sob Putin é repetidamente acusada de usar propaganda para influenciar a opinião pública na Europa
A Rússia sob Putin é repetidamente acusada de usar propaganda para influenciar a opinião pública na Europa
Foto: DW / Deutsche Welle

O grupo, revelado nesta quarta-feira (27/03) pelo primeiro-ministro tcheco, Petr Fiala, usava o site de notícias Voice of Europe, com sede em Praga, para divulgar informações que visavam desencorajar a União Europeia (UE) a enviar ajuda à Ucrânia na guerra travada pela Rússia.

Segundo Fiala, o Serviço de Informações de Segurança da República Tcheca (BIS) descobriu que a rede pró-russa estava envolvida em atividades que "teriam um sério impacto sobre a segurança da República Tcheca e da UE".

"Esse grupo procurou realizar operações e atividades no território da UE que iam contra a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia", disse Fiala a repórteres. "A atividade do grupo [...] também atinge o Parlamento Europeu", acrescentou, sem dar mais detalhes.

A Rússia é repetidamente acusada de usar propaganda para influenciar a opinião pública na Alemanha e na Europa.

Em postagens no X (antigo Twitter), o BIS confirmou que a rede era financiada por Moscou e operava em território tcheco.

"A operação do BIS revelou como a Rússia está exercendo influência no território dos Estados-membros da UE e como está tentando afetar os processos políticos em nossos países", escreveu o órgão na rede social.

O governo tcheco incluiu o Voice of Europe e dois políticos pró-Kremlin de origem ucraniana - Viktor Medvedchuk e Artem Marchevsky - em sua lista de sancionados em relação às atividades da rede.

Medvedchuk é um oligarca pró-Rússia que estaria por trás do Voice of Europe. Considerado um confidente do presidente russo Vladimir Putin, ele foi acusado de alta traição na Ucrânia, mas acabou indo parar na Rússia como parte de uma troca de prisioneiros.

Cooperação de políticos europeus

Após a revelação pelas autoridades tchecas, a imprensa local passou a divulgar mais informações sobre o caso. O jornal Deník N informou que o Voice of Europe publicava declarações de políticos exigindo que a UE suspendesse a ajuda à Ucrânia.

Segundo o veículo, Artem Marchevsky, sancionado por Praga ao lado de Medvedchuk, era o responsável pelo conteúdo do Voice of Europe e pela comunicação com esses políticos.

O Deník N afirma ainda que alguns dos políticos europeus que cooperaram com o site de notícias foram pagos com fundos russos - que, em alguns casos, também financiaram a campanha desses políticos nas eleições para o Parlamento Europeu, que ocorrem em junho de 2024.

Os pagamentos vindos de Moscou foram dirigidos a políticos de Bélgica, França, Alemanha, Hungria, Holanda e Polônia, informou o jornal, citando uma fonte do Ministério das Relações Exteriores tcheco.

Segundo reportagem da revista alemã Der Spiegel, o dinheiro teria sido entregue em espécie ou pago em criptomoedas durante reuniões realizadas pessoalmente em Praga. Essas transações teriam chegado a várias centenas de milhares de euros, disse o veículo alemão.

Envolvimento de alemães

O jornal Deník N informou que, no caso alemão, o partido de ultradireita Alternativa para a Alemanha (AfD) estaria envolvido na rede de propaganda russa.

De fato, o principal candidato da AfD nas próximas eleições europeias, Maximilian Krah, deu várias entrevistas para o Voice of Europe. Ele confirmou isso em resposta a questionamentos da imprensa, mas negou ter recebido dinheiro em troca.

É o mesmo caso de Petr Bystron, deputado do Parlamento alemão pela AfD e nascido na República Tcheca. Ele também concedeu entrevista ao Voice of Europe, mas disse não ter sido pago por isso.

Questionada sobre a rede, uma porta-voz do Ministério do Interior alemão disse que "esse caso é outro exemplo das atividades de influência extensas e abrangentes da Rússia".

"A República Federal da Alemanha também continua sendo um alvo importante das operações de influência russa", disse ela à agência de notícias AFP.

"As autoridades de segurança alemãs continuarão usando todos os meios disponíveis e em cooperação com seus parceiros estrangeiros para investigar essas operações de influência e tomar medidas para evitá-las."

ek/le (DW, AFP, ots)

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade