'Rumo ao palco mundial', diz Toyota sobre nova parceria com a Haas na F1
A partir de 2026, a Haas passará por uma grande mudança de identidade. O grupo americano oficializou uma parceria com a Toyota Gazoo Racing, que assumirá o papel de patrocinadora titular da equipe na Fórmula 1. O acordo entre as marcas teve início um pouco mais de um ano atrás.
No momento, a equipe americana passa por um período de recuperação competitiva sob a liderança de Ayao Komatsu e o apoio da atual patrocinadora, MoneyGram. Com a chegada da Toyota à posição de parceria principal, a equipe passa a competir como TGR Haas F1 Team a partir de 2026.
Em comunicado oficial anunciando a parceria, Komatsu falou sobre o impacto positivo da colaboração com a montadora japonesa e celebrou o novo passo dado pela parceria: "É naturalmente um privilégio aprofundar nossa relação com a TGR por meio deste novo acordo de parceria titular. Nosso relacionamento até aqui tem sido tudo o que esperávamos. Isso ficou claro pelo sucesso das nossas atividades no TPC nesta temporada, mas há muito mais acontecendo nos bastidores, incluindo o desenvolvimento e a instalação do simulador em Banbury para 2026", destacou.
O chefe de equipe também ressaltou a troca de conhecimento e o trabalho conjunto entre as equipes: "A formação de pessoal, trabalhando em colaboração entre a Haas e a TGR, nos beneficiou enormemente, e isso só vai aumentar conforme a parceria amadurece. Estamos animados para crescer também com nosso programa de pilotos, e tem sido encorajador ver a profundidade de talentos apoiados pela TGR nesse processo", afirmou Ayao.
Akio Toyoda, presidente do conselho da Toyota Motor Corporation, também celebrou o acordo e falou sobre a evolução observada dentro da própria organização graças ao vínculo com a Haas: "Durante nossos desafios na temporada 2025, vi jovens pilotos e engenheiros da TGR começarem a acreditar em seu próprio potencial e estabelecerem sonhos ainda maiores. Ver essa transformação me emocionou profundamente. Hoje posso dizer com confiança: a Toyota finalmente começou a se mover, realmente se mover", afirmou.
"Gostaria de expressar minha sincera gratidão por acreditar em nosso pessoal e encarar o futuro com a mesma paixão. Ao levar nossa parceria com a Haas a um novo nível no próximo ano, o mantra 'People, Product, Pipeline' da TGR irá acelerar como nunca vimos", acrescentou Toyoda.
O presidente aproveitou a oportunidade para reforçar que a colaboração prepara o caminho para o futuro: "O tempo chegou para a próxima geração dar seus primeiros passos rumo ao palco mundial. Junto com Gene Haas, Ayao e todos na TGR Haas F1 Team, construiremos uma cultura e uma equipe voltadas para o futuro. A Toyota está verdadeiramente em movimento", completou.
A Haas irá apresentar seu novo carro, o VF-26, no dia 23 de janeiro. A apresentação será apenas três dias antes do início dos testes de pré-temporada da Fórmula 1 em Barcelona.
Ver essa foto no Instagram