PUBLICIDADE

Relembre quais foram os famosos que nos deixaram em 2018

27 dez 2018 - 09h00
Compartilhar
Exibir comentários

Na música, no teatro, no cinema, gastronomia, na física e televisão. O ano de 2018 foi marcado pela despedida de diversas personalidades. Stephen Hawking, o renomado físico britânico, Aretha Franklin, a rainha do soul, Stan Lee, o mestre dos quadrinhos, são alguns dos nomes de famosos que nos deixaram, mas não sem imprimir a sua marca na nossa história. Relembre outras mortes de 2018 na retrospectiva a seguir:

Stephen Hawking, o renomado físico britânico

Stephen Hawking em evento em Seul, na Coreia do Sul, em 2000
Stephen Hawking em evento em Seul, na Coreia do Sul, em 2000
Foto: Reuters

Em março de 2018, morreu, aos 76 anos de idade, o físico e matemático britânico Stephen Hawking. Segundo um comunicado divulgado pela família, o célebre estudioso estava em sua casa, em Cambridge, na Inglaterra, no momento de sua morte. A causa do falecimento não foi divulgada. 

Autor de grande parte das descobertas da astrofísica moderna, Hawking sofria de esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma rara doença degenerativa que o imobilizou e o fez se comunicar por meio de um sintetizador de voz. 

Nascido em Oxford em 8 de janeiro de 1942, exatamente 300 anos após a morte de Galileu Galilei, como ele sempre disse, Hawking sempre se descreveu como um filho desordenado e desprevenido, tanto que aprendeu a ler somente aos 8 anos.No entanto, tudo mudou após o diagnóstico de sua doença.Entre suas principais descobertas, sua pesquisa sobre buracos negros merece destaque. Foi a partir dela que foi possível confirmar a teoria do Big Bang, a explosão da qual o universo nasceu.

Aretha Franklin, a rainha do soul

Aretha Franklin em apresentação no BET Honors, em 2014
Aretha Franklin em apresentação no BET Honors, em 2014
Foto: Jose Luis Magana / Reuters

Vítima de câncer de pâncreas em estágio avançado, Aretha Franklin, a rainha do soul, morreu aos 76 anos de idade, em sua casa, em Detroit, nos Estados Unidos

Na música desde os 14 anos, Aretha conquistou 18 Grammys, dezenas de milhões de discos vendidos. Para os especialistas, o motivo do sucesso está em sua habilidade de transplantar a sua matriz "gospel" para outros gêneros populares, como o jazz, o blues, o pop.

Kofi Annan, ex-secretário geral da ONU

Ex-secretário geral da ONU Kofi Annan em comissão consultiva em Myanmar, em 2016
Ex-secretário geral da ONU Kofi Annan em comissão consultiva em Myanmar, em 2016
Foto: Wa Lone / Reuters

O ex-secretário-geral da ONU, Kofi Annan, faleceu aos 80 anos, em agosto deste ano. O anúncio de sua morte foi feito pela fundação que carrega seu nome anunciou sua morte, apenas indicando que ele teria sofrido uma doença súbita. Nascido em Gana em 1938, o africano, à frente da organização humanitária por 10 anos, chegou a receber o prêmio Nobel da Paz, em 2001, além de denunciar a guerra no Iraque.

Stan Lee, o mestre dos quadrinhos

Stan Lee em evento na Califórnia, em 2017
Stan Lee em evento na Califórnia, em 2017
Foto: Mario Anzuoni / Reuters

Nova-iorquino da gema, nascido Stanley Martin Lieber, em 1922, ele foi um dos mais importantes nomes dos quadrinhos por décadas, mas não foi exatamente um quadrinista. Fez história principalmente no nicho dos super-heróis ao escrever argumentos, roteirizar HQs e conceber personagens que viriam a se tornar célebres, como o Homem-Aranha, o Quarteto Fantástico e os X-Men.

Escritor, editor e executivo da indústria de histórias em quadrinhos americano Stan Lee morreu em novembro deste ano, aos 95 anos. A informação foi divulgada pela sua filha ao site TMZ. Ele chegou a ser levado ao hospital Cedars-Sinai, onde não resistiu e faleceu.

Ivone Lara, a rainha do samba

Cantora e compositora Dona Ivone Lara
Cantora e compositora Dona Ivone Lara
Foto: Paulo Vitor / Estadão Conteúdo

Depois de ficar internada por três dias no Centro de Tratamento e Terapia Intensiva (CTI) da Coordenação de Emergência Regional (CER), no Leblon, Rio de Janeiro, com um quadro de anemia. cantora e compositora Dona Ivone Lara morreu aos 97 anos.

Considerada um dos maiores nomes da música popular brasileira em todos os tempos, a cantora sempre foi muito ligada também aos compositores da Portela. Era grande amiga de Candeia, Monarco e Paulinho da Viola, por exemplo. Nascida em 13 de abril de 1921, no Rio de Janeiro, dona Ivone Lara compôs seu primeiro samba aos 12 anos, "Tiê, tiê", depois de ganhar de seus primos um pássaro da espécie tiê.

Anthony Bourdain, chef a apresentador da CNN

Chef de cozinha e apresentadora Anthony Bourdain
Chef de cozinha e apresentadora Anthony Bourdain
Foto: Jonathan Alcorn / Reuters

Apresentador, escritor e chef de cozinha norte-americano Anthony Bourdain foi encontrado morto em um quarto de hotel em Estrasburgo, na França, em junho deste ano. Anthony tinah 61 anos de idade e de acordo com a CNN, ele cometeu suicídio.

Bourdain nasceu em Nova York e possui ascendência francesa pelo lado paterno. Casou-se duas vezes e tem uma filha.

Mac Miller, rapper e ex-namorado de Ariana Grande

Mac Miller durante show em Chicago, em 2011
Mac Miller durante show em Chicago, em 2011
Foto: Reuters

Em setembro deste ano, nos despedimos do rapper Mac Miller. O cantor e ex-namorado de Ariana Grande foi encontrado morto, vítima de uma overdose acidental de drogas, em sua casa no Vale de São Fernando, em Los Angeles, após um amigo dele ligar para a emergência.

Miller sofreu com problemas com abuso de drogas por muitos anos. Poucos meses antes de sua morte, o astro foi preso após bater o carro por dirigir alcoolizado e fugir do local. O fato ocorreu logo após seu término com Ariana Grande, no início de maio, e na época ela tuitou "cuide-se" para o ex.

Joe Jackson, pai do cantor Michael Jackson

Joe Jackson na festa do Oscar da Elton John AIDS Foundation
Joe Jackson na festa do Oscar da Elton John AIDS Foundation
Foto: Gus Ruelas / Reuters

O empresário musical e pai do cantor Michael Jackson, Joe Jackson faleceu em junho deste ano, aos 89 anos, vítima de câncer pancreático em estágio terminal. 

Joe  ficou conhecido por lançar o grupo Jackson 5, formado por cinco dos seus 11 filhos, na década de 60, dentre eles o mais ilustre, Michael Jackson, que morreu em 2009 aos 50 anos.

Beatriz Segall, a eterna Odete Roitman em 'Vale Tudo'

A atriz Beatriz Segall durante entrevista na capital paulista.
A atriz Beatriz Segall durante entrevista na capital paulista.
Foto: Thiago Teixeira / Estadão Conteúdo

Beatriz Segall, a eterna Odete Roitman de Vale Tudo, nos deixou em setembro deste ano, aos 92 anos. A atriz enfrentava problemas respiratórios e estava internada há algumas semanas no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. 

Foi casada com o museólogo e poeta Maurício Segall (1926-2017), filho do renomado pintor e escultor Lasar Segall. Ela deixa três filhos, netos e uma legião de fãs. Intelectual, foi professora de francês e estudou interpretação na Europa. A família nunca quis que se tornasse artista. O chamado dos palcos foi mais forte. Fez longa e premiada carreira no teatro. 

Angela Maria, a Rainha do Rádio

Angela Maria durante a cerimônia do Prêmio Sharp 1997, realizada no Teatro Municipal, no Rio de Janeiro
Angela Maria durante a cerimônia do Prêmio Sharp 1997, realizada no Teatro Municipal, no Rio de Janeiro
Foto: Selmy Yassuda / Estadão Conteúdo

A cantora Angela Maria morreu en setembro, aos 89 anos, em São Paulo. De acordo com informações da unidade do Itaim Bibi do Hospital Sancta Maggiore, onde a artista estava internada desde o final de agosto por causa de uma infecção generalizada, ela não resistiu a uma parada cardíaca.

Nascida em Conceição de Macabu, no Rio de Janeiro, Abelim Maria da Cunha assumiu o nome artístico de Angela Maria e começou a carreira de cantora aos 19 anos, em 1947. Gravou dezenas de sucessos e ganhou o título de Rainha do Rádio, graças a eleição na edição de 1954 do tradicional concurso criado pela Associação Brasileira de Rádio

Mr. Catra, funkeiro

Mr. Catra no programa 'Esquenta!', da TV Globo
Mr. Catra no programa 'Esquenta!', da TV Globo
Foto: João Januário/ TV Globo / Divulgação

Vítima de câncer no estômago, o funkeiro Mr. Catra faleceu em setembro, aos 49 anos, no Hospital do Coração, onde estava internado. O cantor foi diagnosticado com a doença no início de 2017, quando parou de beber e reduziu a quantidade de cigarros que fumava. Também como parte do tratamento, o cantor passou a ter uma dieta regrada. "Agora é só queijo branco, pão integral, frutas, essas coisas. Não posso vacilar", falou o artista, que chegou a emagrecer 35kg. O cantor deixou três mulheres e 32 filhos. 

Gil Gomes, radialista e jornalista

O jornalista e radialista Gil Gomes, durante reportagem para o programa 'Aqui e Agora', levado ao ar pelo Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).
O jornalista e radialista Gil Gomes, durante reportagem para o programa 'Aqui e Agora', levado ao ar pelo Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).
Foto: ARI VICENTINI / Estadão

O apresentador, jornalista e radialista Gil Gomes morreu em outubro, aos 78 anos. Ele passou mal e foi levado ao Hospital São Paulo, na zona sul da cidade, mas não resistiu. A causa da morte não foi divulgada. Ele sofria com mal de Parkinson desde 2005.

Gil Gomes iniciou sua carreira na extinta Rádio Marconi, na década de 1960. Os gestos, a voz e o visual do jornalista foram características que o marcaram como o repórter policial do jornal diário Aqui Agora, exibido pelo SBT entre 1991 e 1997.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade