Receita Federal desmente informação sobre cobrança de impostos a adultos que vivem com os pais
O rumor surgiu após a divulgação da criação do Cadastro Imobiliário Brasileiro (CIB), estabelecido por uma instrução normativa publicada em agosto.
A Receita Federal esclareceu neste domingo, 21 de setembro, que é falsa a informação que circula nas redes sociais sobre uma suposta cobrança de impostos de adultos que vivem com os pais. Em nota oficial, o órgão afirmou que a ideia "não existe e nem faz o menor sentido".
O rumor surgiu após a divulgação da criação do Cadastro Imobiliário Brasileiro (CIB), estabelecido por uma instrução normativa publicada em agosto.
O documento, porém, trata apenas do compartilhamento de informações entre cartórios, sem qualquer relação com tributos sobre arranjos familiares ou cobrança de aluguel em residências.
A notícia falsa buscou relacionar de forma equivocada a medida ao pagamento de aluguel, levantando interpretações incorretas que geraram dúvidas entre internautas.
Esclarecimento da Receita
"Têm circulado nas redes sociais fake news, aparentemente impulsionadas por políticos que fazem oposição ao governo, que a Receita Federal irá notificar adultos que moram com os pais a partir de 2026.
A mentira tenta relacionar isso, de maneira confusa, com pagamentos de aluguel ou algo nesse sentido. Isso não existe, nem faz o menor sentido.
Não caia em fake news, desconfie de quem mente pra você sem fundamento ou razão aparente, a não ser causar medo e desinformação."
Operação da Receita
A Polícia Federal em Pernambuco, com apoio do Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar (PMPE) e da Receita Federal, desencadeou uma ação conjunta na manhã da última sexta-feira, 29 de agosto, no município de Petrolina/PE, que resultou na prisão flagrante de um homem, pela prática do crime de tráfico de drogas, e na apreensão de 8,6Kg de cocaína.
As investigações apontavam que um indivíduo residente na cidade de Petrolina/PE, receberia uma encomenda postal, possivelmente contendo entorpecentes não especificados. A partir de então, foram realizadas diversas diligências apuratórias, que resultaram na identificação e prisão do suspeito, além da apreensão de aproximadamente 8,6 kg de cocaína.
Além da droga, foi apreendido um aparelho celular que estava na posse do investigado. O homem foi preso em flagrante e encaminhado à Polícia Federal em Juazeiro/BA onde foi autuado pelo crime de tráfico interestadual de drogas.
Após os procedimentos de praxe, ele foi submetido a exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal (IML) e apresentado à audiência de custódia. As investigações continuam visando identificar os demais envolvidos.