PUBLICIDADE

PSB se divide sobre destino de dissidentes da Previdência

Governadores do partido defendem permanência dos deputados que votaram contra a orientação da bancada; presidente da sigla diz que eles enfrentarão processo no conselho de ética que pode resultar em expulsões

27 jul 2019 - 05h15
(atualizado às 09h47)
Compartilhar
Exibir comentários
Presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira decidiu que os 11 deputados da legenda que votaram a favor da reforma enfrentarão um processo no conselho de ética da sigla
Presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira decidiu que os 11 deputados da legenda que votaram a favor da reforma enfrentarão um processo no conselho de ética da sigla
Foto: Luís N. Oliveira / Futura Press

Depois de determinar o fechamento de questão de sua bancada na Câmara contra o projeto de reforma da Previdência, o PSB agora se divide sobre o que fazer com os 11 deputados que não seguiram a orientação da sigla e votaram a favor do texto do governo. Os governadores Renato Casagrande (Espírito Santos) e Paulo Câmara (Pernambuco) são contra a expulsão dos parlamentares - que seria a punição mais rigorosa.

"São parlamentares decentes que votaram convencidos. Não foram beneficiados pelo governo. Defendo uma posição que mantenha esses parlamentares no PSB. Tenho discordância sobre o fechamento de questão", disse o governador capixaba.

Casagrande afirmou ainda que ele e o PSB consideram a reforma da Previdência importante, mas discordam de pontos do projeto. "Alguns pontos são muito duros com os trabalhadores, como o tempo de contribuição para aposentadoria integral", afirmou.

O governador de Pernambuco seguiu na mesma linha: "Não se está buscando a expulsão de ninguém. O diretório vai analisar cada caso e tomar as medidas necessárias", disse Paulo Câmara ao Estado.

A ideia de expulsão, porém, tem o apoio de uma ala mais à esquerda do partido. Para esse grupo, o caso é similar ao dos 13 deputados expulsos após votarem a favor da reforma trabalhista, durante o governo Michel Temer. O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, decidiu que os 11 deputados da legenda que votaram a favor da reforma enfrentarão um processo no conselho de ética da sigla.

"Divergências profundas" com Bolsonaro

Segundo Casagrande, o PSB votou de forma "coerente" com sua história. "A história do PSB não permitia que o partido votasse favoravelmente à reforma. Ser contra é natural também pelo conteúdo." Questionado sobre sua relação com o presidente Jair Bolsonaro, o governador do Espírito Santo apresentou uma posição moderada. "Não tenho nenhum problema com Bolsonaro. Tenho uma boa relação com ministros do governo. A relação é respeitosa, mas tenho divergências profundas", afirmou ele.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade