PUBLICIDADE

Rio Taquari ultrapassa limites de inundação e coloca Vale em alerta

"Estamos enfrentando novamente um cenário de drama", disse o prefeito de Muçum, uma das cidades mais afetadas no último evento climático adverso que atingiu a região

18 nov 2023 - 09h28
Compartilhar
Exibir comentários

As cidades do Vale do Taquari estão novamente em alerta após o Rio Taquari, em Lajeado, ultrapassar os limites de inundação na madrugada deste sábado (18), levando a prefeitura a agir rapidamente. Segundo as autoridades locais, até as primeiras horas da manhã, cerca de 75 moradores foram removidos de suas residências e encaminhados ao Parque do Imigrante como medida de segurança.

Foto: Prefeitura de Taquara/Divulgação / Porto Alegre 24 horas

A régua de medição indicava, por volta das 2h, 19m58cm, o que significa oito centímetros acima do nível que sinaliza o início da inundação das vias. Às 7h, o nível registrado alcançou 22m46cm e 15 pontos ja haviam sido interditados, com destaque para ruas como Décio Martins Costa, João Batista de Mello, Carlos Spohr Filho e Pedro Petry.

Veja o vídeo com alguns registros dos alagamentos:

Na cidade de Muçum, uma das mais castigadas no ultimo evento climático adverso que resultou em violentas inudações, o Rio Taquari também apresentou um aumento significativo, subindo 5m34 entre a meia-noite e as 7h, atingindo a marca de 17m60cm. O prefeito Mateus Giovanoni Trojan declarou que medidas estão sendo tomadas para evacuar as famílias das áreas afetadas.

"Estamos enfrentando novamente um cenário de drama. As projeções indicam que iremos ultrapassar a cota de inundação, estabelecida em 18 metros. Estimamos que poderá chegar próximo dos 20 metros", acrescentou o prefeito, enfatizando a gravidade da situação.

Paranhana sai do leito

O Vale do Paranhana também esta sob forte alerta desde a madrugada deste sábado devido a cheia do seu rio, que, segundo a Metsul, é uma das maiores em anos, consequência dos volumes muito altos de chuva que ocorreram entre ontem e hoje na Serra Gaúcha.

De acordo com a Metsul, o Rio Paranhana é de resposta muito rápida à ocorrência de chuva excessiva, assim cidades do vale inundam poucas horas depois de um evento de precipitação volumosa na região serrana do Rio Grande do Sul.

Os transtornos ocorrem em várias cidades do vale neste começo de sábado com registro de inundações em diversos municípios. A situação é mais grave em Igrejinha e em Três Coroas, onde a água subiu muito na área urbana. Por redes sociais, moradores apelam por barcos e botes para que sejam resgatados.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Publicidade