PUBLICIDADE

Grande e forte massa de ar seco mantém veranico no Brasil

A baixa umidade do ar dificulta a ocorrência de chuva na maior parte do país. Muitas áreas estão tendo temperaturas bem acima normal para o mês de junho.

11 jun 2024 - 04h09
Compartilhar
Exibir comentários

Uma grande e forte massa de ar seco continua atuando sobre o Brasil.  O centro deste sistema está sobre a região Sudeste do país,  mas todas as regiões do país estão sentindo a influência desta massa de ar seco. A baixa umidade do ar dificulta a formação de nuvens e ocorrência de chuva na maior parte do país.  É esta grande massa de ar seco que vem mantendo as condições para o veranico observado nos últimos dias e que vai persistir até o dia 20 de junho. 

Por causa deste veranico, muitas áreas do país estão tendo temperaturas bem acima do que seria normal para o mês de junho.  O calor fora de época é observado inclusive no Sul do país. 

Foto: Climatempo

Grande e forte massa de ar seco mantém veranico no Brasil (Foto: Getty Images)

Por enquanto, essa massa de ar seco ainda está muito forte e afasta as frentes frias para alto mar, que não conseguem avançar sobre a região Sul para chegar ao Sudeste  ou Centro-Oeste.

Nesta terça-feira, mais uma frente fria se desloca pelo oceano e chega à costa paulista, mas sem causar alterações no tempo.

As nuvens de chuva estão se formando no extremo norte do Brasil e em áreas próximas ao litoral do Nordeste onde está concentrado o ar úmido.

Região Sul

O ar seco predomina sobre o Sul do Brasil e quase toda a Região tem uma terça-feira com muito sol e sem condições para chuva. O ar úmido marítimo entra sobre o Rio Grande do Sul e muitas nuvens se forma sobre o estado.

Na madrugada e pela manhã, pode chuviscar no sul, centro, leste e nordeste gaúcho, incluindo a Grande Porto Alegre, e também pode chover um pouco no litoral sul. Mas todas estas áreas terão períodos com sol no decorrer da tarde.

Na serra, no sul e no litoral de Santa Catarina, a umidade aumenta no decorrer da tarde e o dia termina com muitas nuvens.

Região Sudeste

A Região Sudeste vai continuar ensolarada nesta terça-feira. Uma frente fria vai chegar à costa paulista, mas sem força para  causar mudanças no tempo.

Apesar do friozinho da madrugada e do início da manhã, o ar esquenta rapidamente com o sol desde cedo, e a tarde é quente, com temperaturas muito acima do normal para junho. 

O interior de São Paulo será novamente um dos locais mais secos do país nesta terça-feira. Os níveis de umidade do ar podem ficar um pouco abaixo dos 20%.

Região Centro-Oeste

Na Região Centro-Oeste, as condições do tempo são parecidas com as do Sudeste. Com o ar muito seco, o dia fica ensolarado, com pouca ou nenhuma nebulosidade. Esta terça-feira será novamente sem chuva no Centro-Oeste e as temperaturas seguem altas durante a tarde.

Níveis de umidade do ar abaixo dos 20% poderão ser observados nas horas mais quentes da tarde, na maioria das áreas de Goiás, de mato Grosso e em todo o Mato Grosso do Sul

Cuiabá poderá ser novamente a capital mais quente e mais seca do país.

Região Nordeste

A maioria das áreas do Nordeste estão sentindo a influência da grande massa de ar seco que predomina sobre o Brasil. Por isso, esta terça-feira será um dia com muito sol e tempo seco em quase toda a Região.

As pancadas de chuva vão continuar frequentes entre o norte do maranhão e o litoral do Ceará, e do litoral do Rio Grande do Norte ao leste e sul da Bahia.

Atenção porque a chuva pode ser moderada a forte e com raios na faixa litorânea desde Ilhéus, na Bahia, até Pernambuco, e também no litoral maranhense. O litoral da Paraíba e do Rio Grande do Norte podem ter chuva moderada

Região Norte

O sol aparece forte em grande parte da Região Norte nesta terça-feira. Mas o dia é com alerta para temporais no Amapá e no litoral do Pará. O norte do Pará, Roraima, o norte e o oeste do Amazonas e o centro-oeste do Acre podem ter pancadas de chuva com raios, moderadas a fortes.

O estado do Tocantins estará entre as áreas mais secas do Brasil. A capital, Palmas, será uma das mais quentes.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade