PUBLICIDADE

Frente fria chega ao norte de Minas e ao Espírito Santo

Ar frio de origem polar causa queda da temperatura à noite em SP, MS e no Sul. Ciclone extratropical provoca vento moderado a forte e muitas nuvens no RS.

4 nov 2023 - 05h10
Compartilhar
Exibir comentários

Uma frente fria associada a um ciclone extratropical se organizou sobre  sobre o Sul do Brasil. O ciclone extratropical permaneceu na costa do Rio Grande do Sul e a frente fria avançou rapidamente sobre o Sudeste e o Centro-Oeste sobre.

Nuvens deste ciclone ainda podem ser observadas sobre o Rio Grande do Sul.O ar frio de origem polar que veio com essa frente se espalha sobre o Sul, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

O ar quente e úmido predomina sobre o país e outras nuvens carregadas crescem no Sudeste, no Centro-Oeste, no Norte e também na Região Nordeste.

Foto: Climatempo

Pancadas de chuva ocorrem em quase todas as Regiões do Brasil (Foto: Getty Images)

Previsão do tempo para o Brasil para 04/11/2023 - sábado

Região Sul 

Uma frente fria associada a um ciclone extratropical se formou sobre o Sul do Brasil. As nuvens carregadas da frente fria já saíram da Região Sul, mas o ciclone que ainda está na costa do Rio Grande do Sul leva nuvens para parte do interior da  Região Sul. Ao mesmo tempo, o ar frio de origem polar avança sobre o Sul e causa queda da temperatura.

Ainda pode chover fraco na madrugada e manhã no litoral do Rio Grande do Sul e no litoral sul de Santa Catarina, na serra gaúcha e catarinense.

Ainda há previsão de chuva fraca nesta sexta-feira para o litoral do Rio Grande do Sul e o litoral sul de Santa Catarina, na Serra gaúcha e Catarinense. O sol já aparecerá ao longo do dia e a nebulosidade deve diminuir.

Ainda há condições para fortes rajadas de vento no litoral gaúcho e Catarinense, que podem chegar aos 100 km por hora durante a madrugada.

A tendência é de diminuição da velocidade dos ventos durante a manhã e tarde.

A maioria das áreas do Rio Grande do Sul, oeste e centro-sul de Santa Catarina tem muita nebulosidade, mas o sol aparece um pouco. No oeste do Rio Grande do Sul, o sol predomina o dia todo, assim como nas demais áreas de Santa Catarina, incluindo a região do Vale do Itajaí, e todo o estado do Paraná.

A temperatura vai caindo ao longo do dia com a entrada do ar frio de origem polar. A noite de sábado deve ser fria em toda região.

Região Sudeste

Uma frente fria chegou ao Sudeste. Depois de provocar fortes pancadas de chuva e ventania sobre São Paulo, esta frente fria continua avançando neste sábado sobre Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

O sol já predomina no estado de São Paulo neste sábado. Na madrugada e começo da manhã, ainda pode chover rapidamente na divisa com Minas Gerais, no litoral norte e no Vale do Paraíba.

No estado do Rio de Janeiro, o dia segue com muita nebulosidade e condições de chuva em todas as áreas. Mas o sol pode aparecer de vez em quando. No Grande Rio e no centro-sul fluminense, a chuva ocorre apenas na madrugada e pela manhã. Há risco de chuva forte no norte do estado do Rio.

Pancadas de chuva e períodos com sol vão ser observados sobre o estado de Minas Gerais. Há risco de chuva forte no centro, norte, oeste e leste de Minas. No sul de Minas e na região do Triângulo, a chuva ocorre pela madrugada e manhã.

A frente fria chega ao Espírito Santo e deixa o estado em alerta para o risco de chuva forte. As pancadas de chuva com raios acontecem em todas as áreas capixabas.

Região Centro-Oeste

Uma frente fria avança sobre a Região Centro-Oeste do Brasil aumentando as condições para a chuva em quase toda a região.

As nuvens carregadas desta frente fria já saíram de Mato Grosso do Sul e neste sábado é o ar frio de origem polar que predomina sobre o estado.

Por isso, Mato Grosso do Sul tem um sábado com muito sol e não há previsão de chuva. A temperatura está em declínio e a noite será fria.

O sol predomina no oeste de Mato Grosso. Nas demais áreas de Mato Grosso,  ocorrem pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite. Essas pancadas de chuva podem ter forte intensidade.

Em Goiás e no Distrito Federal, a frente fria espalha muita nebulosidade e também provoca pancadas de chuva durante a tarde e à noite. Há risco de chuva forte.

Região Nordeste 

O ar úmido se espalhou sobre a região Nordeste, e com o calor que já predomina sobre a região, nuvens carregadas estão se formando em quase todas as áreas.

Muitas pancadas de chuva ocorrem ao longo do dia no interior da Bahia, no sul do Maranhão e do Piauí, mas com períodos de sol. Essas pancadas de chuva podem ter raios e podem ter forte intensidade.

Na faixa central do Maranhão e no centro-norte do Piauí, o sol aparece ao longo do dia e as pancadas de chuva ocorrem a partir da tarde.

Chove de forma passageira na faixa litorânea, no Agreste e na Zona da Mata, desde o Ceará até a Bahia, mas o sol aparece ao longo do dia nessas regiões.

Tempo firme e sol forte nas áreas de sertão, exceto no sertão de Pernambuco

Região Norte

A presença de ar quente úmido permite a formação de nuvens carregadas sobre todas as áreas do Norte do Brasil.

Neste sábado, o tempo fica seco apenas no extremo norte do Pará e no interior do Amapá. Todas as outras áreas têm pancadas de chuva com raios.

No extremo norte do Tocantins, no centro-norte do Pará, no litoral do Amapá, no litoral do Pará, na região de Itacoatiara (AM) e em Roraima, as pancadas de chuva ocorrem à tarde e à noite.

Nas demais áreas da Região Norte do Brasil, as pancadas de chuva acontecem várias vezes ao longo do dia, mas intercalados com períodos de sol.

Há risco de chuva forte no Tocantins, no sul do Pará, no Amazonas, no Acre e em Rondônia.

Alertas meteorológicos para 04/11/2023 - sábado

Atenção para chuva moderada a forte nas capitais  Belo Horizonte, Goiânia, Brasília, Porto Velho, Rio Branco e Manaus

Alerta para temporais, com rajadas de ventos de até 80 km/h no leste/nordeste de Goiás, no Distrito Federal, no noroeste e leste de Minas Gerais, no Espírito Santo, no oeste da Bahia, no Vale do São Francisco (BA), no leste do Tocantins, no Acre e sudoeste do Amazonas. 

Atenção para chuva moderada a forte, com raios e rajadas de vento de até 70 km/h na madrugada no norte de São Paulo, litoral norte de SP e Vale do Paraíba, no Sul de Minas, no centro-sul do Rio de Janeiro. No restante centro e norte e nordeste de Minas Gerais (exceto no Vale do Rio Doce), no Amazonas, no Tocantins, no centro-sul do Pará, no centro, norte e leste de Mato Grosso, no centro, leste e sul de Goiás, no centro-sul do Maranhão e do Piauí e no sertão de Pernambuco

Aviso de ressaca no litoral entre Chuí (RS) e Itajaí (SC), com ondas de 2,5m a 3,5m.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade