PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Condições "muito perigosas" de calor extremo na Argentina geram alerta para o RS

Serviço meteorológico do país vizinho emitiu alerta vermelha, alertando a população para a condição adversa dos próximos dias, que pode afetar a saúde até mesmo de pessoas saudáveis

31 jan 2024 - 08h58
Compartilhar
Exibir comentários

O Serviço Meteorológico Nacional da Argentina (SMN) emitiu alertas vermelhos devido ao calor extremo em províncias do Oeste argentino e no Norte da Patagônia. O alerta destaca que as condições são "muito perigosas" e podem afetar todas as pessoas, incluindo aquelas consideradas saudáveis.

Foto: Agencia Brasil/Reprodução / Porto Alegre 24 horas

A previsão indica que as temperaturas atingirão valores altíssimos nos próximos dias na Argentina, podendo superar os 45ºC em alguns pontos, especialmente do Centro para o Oeste e o Norte do país.

No Uruguai, o Instituto Uruguaio de Meteorologia (Inumet) emitiu um aviso de onda de calor a partir de 1º de fevereiro, principalmente no Oeste e no Sul do país, incluindo a capital Montevidéu, com máximas entre 34ºC e 38ºC.

De acordo com a Metsul Meteorologia, apesar da influência da massa de ar quente no Rio Grande do Sul, não são esperadas temperaturas tão extremas quanto as indicadas para a Argentina, nem uma onda de calor comparável à de 2022.

Na Metade Oeste do estado gaúcho, o calor será mais intenso, com máximas podendo alcançar os 39ºC até a metade da semana seguinte. A Fronteira Oeste pode registrar marcas em torno de 40ºC. Nas regiões mais a Leste, como o Litoral Norte e Porto Alegre, o calor persistirá, mas sem alcançar extremos. Já nos vales e no Centro do estado, as máximas devem ultrapassar os 35ºC nos próximos dias.

Apesar das elevadas temperaturas na capital, as máximas devem variar entre 32ºC e 35ºC, seguindo padrões comuns para esta época do ano. Nas praias do Litoral Norte os dias serão mais agradáveis em comparação com outras áreas do estado, muito por conta do efeito termorregulador do oceano, que ameniza as temperaturas.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Publicidade