Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Prefeitura investiga conduta de diretoras de escola onde menina foi agredida em banheiro

A apuração da prefeitura ocorre após a Polícia Civil finalizar as investigações sobre a morte de Alícia Valentina, que foi agredida dentro de banheiro de escola.

26 set 2025 - 09h01
(atualizado às 09h16)
Compartilhar
Exibir comentários

A Prefeitura de Belém do São Francisco, no Sertão de Pernambuco, instaurou um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para investigar a conduta da diretora e da vice-diretora da Escola Municipal Tia Zita, onde a estudante Alícia Valentina, de 11 anos, foi espancada no dia 3 de setembro. A menina morreu quatro dias depois, no Hospital da Restauração (HR).

Alícia Valentina, menina que foi agredida e escola municipal.
Alícia Valentina, menina que foi agredida e escola municipal.
Foto: Fotos: Reprodução e Lucilene Santos/TV Grande Rio. Arte: Portal de Prefeitura / Portal de Prefeitura

A portaria, assinada pelo prefeito Calby de Carvalho Cruz, aponta indícios de possíveis irregularidades no exercício das funções das gestoras escolares. Para conduzir a apuração, foi formada uma comissão composta pelas servidoras efetivas Laramire Maria Pereira (presidente), Sandra Soraia Barbosa Pereira dos Santos (membro) e Hilmara Roriz da Silva (membro).

O documento foi publicado no Diário Oficial dos Municípios na última segunda-feira, 22 de setembro. Segundo o texto, o processo seguirá os trâmites do Estatuto dos Servidores Públicos Municipais, assegurando às investigadas o direito ao contraditório e à ampla defesa.

A apuração ocorre após a Polícia Civil (PCPE) finalizar as investigações sobre a morte da garota. Após o inquérito ser concluído, ele foi enviado ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) que vai prosseguir com as medidas cabíveis.

As imagens do circuito interno da unidade de ensino foram analisadas pela PCPE, assim como os laudos médicos, relatos das testemunhas e informações repassadas pelos familiares da vítima.

Adolescente apreendido

A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), apreendeu no dia 11 de setembro, um adolescente envolvido nas agressões que vitimaram a menina Alícia Valentina, de 11 anos, pelo ato infracional análogo ao crime de lesão corporal seguido de morte. O caso ocorreu na última quinta (4) no banheiro da Escola Municipal Tia Zita, localizada no município de Belém do São Francisco, Sertão do Estado.

No cumprimento de um mandado de internação provisória, o menor, segundo a corporação, foi encontrado no distrito de Nazaré, na cidade de Floresta, também no Sertão.

A PCPE informou também que fez todos trâmites, fez a comunicação aos pais/responsáveis sobre o mandado e o caso segue sob investigação.

Uma câmera de segurança da unidade escolar registrou os momentos que antecederam e sucederam a agressão sofrida contra a menina. De acordo com uma testemunha, as agressões teriam começado após a menina se recusar a "ficar" com um dos garotos envolvidos.

As imagens mostram Alícia, vestida de blusa branca e calça jeans, caminhando em direção ao banheiro. Em seguida, um grupo de estudantes aparece empurrando a menina para dentro do local. Depois, a vítima é vista saindo do banheiro com a mão no rosto e conversando com uma funcionária da escola.

Alícia chegou a ser atendida em três unidades de saúde do interior antes de ser transferida para o Hospital da Restauração, no Recife, onde teve a morte encefálica confirmada.

Portal de Prefeitura
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade