PUBLICIDADE

Vitória é uma das capitais mais avançadas do Brasil em vacinação

Atualmente, 62% da população adulta e 68% da população idosa (maior que 60 anos) já está imunizada com a quarta dose

30 jun 2022 - 15h15
(atualizado às 17h17)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Prefeitura de Vitória

Em 2022, dois anos após o início da pandemia da Covid-19, fica cada vez mais claro o importante papel da vacinação para a saúde e bem-estar populacional. Essa questão é de ciência comum em Vitória-ES, que desde 19 de janeiro de 2021 iniciou a campanha de imunização contra o novo coronavírus.

Nos 17 meses desde que a campanha teve início no município, os profissionais de saúde de Vitória já aplicaram mais de 982 mil doses, com 6,2% desse número, o equivalente a 63 mil, referentes à quarta dose do esquema vacinal, que vem sendo dada como reforço recentemente para pessoas com mais de 30 anos e também para aquelas com 18 ou mais que integram grupos prioritários (trabalhadores da saúde, trabalhadores da educação, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas (ativos), funcionários do sistema de privação de liberdade, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais e gestantes e puérperas).

A campanha de vacinação da cidade conta com agendamento totalmente online, em um site com interface de fácil entendimento e que, em momentos mais críticos, como o começo do processo de imunização, evitou a ocorrência de filas nos pontos onde as doses estavam sendo aplicadas.

Esse processo fez com que o município de Vitória-ES se tornasse um dos locais com maior porcentagem de vacinação do Brasil, contando com 62,3% da população adulta e 68,44% da população idosa (maior que 60 anos) já imunizada com a quarta dose — números maiores do que os vistos no país todo, em que a população adulta com terceira dose não chega nem aos 50% ainda.

Vitória é uma das capitais do Brasil com maior índice de vacinação da população.
Vitória é uma das capitais do Brasil com maior índice de vacinação da população.
Foto: Prefeitura de Vitória

"Vitória é também a capital com a maior transparência e eficiência na aplicação de vacinas. O agendamento foi realizado de forma on-line, sem qualquer burocracia, e a aplicação das vacinas, sem fila. Sistema que fez com que Vitória alcançasse os maiores índices de vacinação do Brasil”, afirma Marcelo de Oliveira, secretário de Governo, Desenvolvimento da Cidade e Habitação da prefeitura de Vitória.

A interface digital para agendamento online de vacinas em Vitória também está sendo utilizado para a população do município marcar a imunização contra Influenza, Meningite C e Sarampo, se tornando uma peça importante da infraestrutura de atendimentos do setor de saúde da cidade.

Vacinação e programas sociais são destaques em Vitória

O Vix+ Cidadania vem ajudando a população de Vitória que vive abaixo da linha da pobreza em um momento economicamente delicado.
O Vix+ Cidadania vem ajudando a população de Vitória que vive abaixo da linha da pobreza em um momento economicamente delicado.
Foto: Prefeitura de Vitória

Com a vacinação avançada em Vitória, o município também começa a retomar suas atividades econômicas e seus planos de crescimento. A reorganização das finanças da cidade foi iniciada em 2021, e teve como uma de suas principais novidades o lançamento do programa Vix+ Cidadania, cujo objetivo é combater a extrema pobreza municipal.

O programa Vix+ Cidadania concede para famílias que vivem abaixo da linha da pobreza um auxílio mensal de R$ 105,01, concedidos através de um cartão magnético que deve ser usado para compra de alimentos, materiais de higiene pessoal e gás de cozinha. No total, 5 mil famílias estão sendo beneficiadas pelo projeto, lançado no início de junho.

Mesmo antes da progressão da vacinação, a prefeitura de Vitória já vinha apresentando programas para auxiliar a população carente em meio a um momento tão economicamente crítico quanto o da pandemia da Covid-19; desde abril de 2020 a cidade realiza a distribuição de cestas de alimentos para famílias abaixo da linha da pobreza — com dados de junho de 2021 indicando a distribuição de mais de 1,6 mil pacotes com itens de necessidade básica para munícipes que se encaixem nos requisitos para o programa de assistência.

Outros projetos de cunho social em Vitória também estão sendo feitos pela prefeitura do município, visando fornecer mais empregos e renda para a população local. Um dos exemplos mais visíveis dessa iniciativa é a reurbanização da Orla de São Pedro, na região Noroeste da cidade, que iniciou a construção de um complexo cultural e um pesqueiro na localização, visando alavancar a economia local.

Casa Rosa é espaço criado pela prefeitura de Vitória para acolher mulheres e crianças vítimas de violência.
Casa Rosa é espaço criado pela prefeitura de Vitória para acolher mulheres e crianças vítimas de violência.
Foto: Prefeitura de Vitória

Por fim, é destaque nas iniciativas de Vitória de cunho social a chamada Casa Rosa, um espaço voltado a atender mulheres e crianças vítimas de violência. O projeto conta com uma equipe repleta de profissionais da área de saúde que, em conjunto com outros trabalhadores da prefeitura, são capazes de atender cada solicitação e caso único das pessoas enviadas para acolhimento no local, além de ser responsável por atendimento psicológico para ajudar na recuperação das vítimas de situações de abuso.

Investidores e setores econômicos também têm vez na capital

Já para investidores, a cidade também apresenta boas iniciativas, com Vitória sendo um dos poucos municípios do país que conta com classificação de riscos de obras — métrica que possibilita a empreendimentos obterem licenças de construção em até 48 horas após a solicitação. “A legislação ambiental, que tinha mais de 20 anos, também foi atualizada, possibilitando a emissão rápida da Licença Simplificada e a dispensa de licença para obras de pequeno e médio porte. Medidas que levaram Vitória a se tornar a cidade capixaba com mais lançamentos imobiliários, em 2021 e 2022, algo fundamental para a retomada da economia do município”, detalha Oliveira.

Todos esses programas vem trazendo bons frutos para Vitória, que desde a aplicação desses projetos vivencia um aumento nas oportunidades de emprego locais e uma forte valorização imobiliária — fazendo a cidade ser apontada pelo índice FipeZap como a capital brasileira com maior valorização do mercado imobiliário em 2021, e também sendo o município com a maior geração de empregos formais no Espírito Santo durante o primeiro trimestre de 2022, segundo informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

 

Fonte: Showmetech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade