Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Prazo para solicitação de devolução do ICMS na compra de eletrodomésticos encerra em abril no RS

Benefício é voltado para pessoas atingidas por enchentes e inclui itens da linha branca.

4 jan 2025 - 12h31
(atualizado às 12h34)
Compartilhar
Exibir comentários

O prazo para solicitar a devolução do ICMS na compra de produtos da linha branca, destinados às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, termina em 30 de abril. O programa "Devolve ICMS Linha Branca", do governo estadual, foi lançado em junho de 2024 pelo governador Eduardo Leite e tem como objetivo reembolsar total ou parcialmente o imposto pago na compra de eletrodomésticos essenciais.

Os itens contemplados incluem fogões, refrigeradores, lava-roupas de até 18 quilos, máquinas de secar roupas de até 10 quilos, máquinas de centrifugar roupas de até 23 quilos e micro-ondas. Para garantir o benefício, os compradores precisaram inserir o CPF na nota fiscal e solicitar a inclusão da NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul), que identifica os produtos elegíveis.

Como funciona a devolução:

  1. Cartão Cidadão:

    O reembolso é automático para beneficiários de programas como Devolve ICMS, Volta por Cima, Todo Jovem na Escola ou Professor do Amanhã. Nesse caso, o valor é creditado diretamente, sem necessidade de ação adicional.

  2. Nota Fiscal Gaúcha (NFG):

    Quem não é beneficiário do Cartão Cidadão deve estar cadastrado no programa NFG. Pelo site ou aplicativo, o participante deve:

    • Clicar na opção "Devolve ICMS Linha Branca".
    • Declarar que foi afetado pelas enchentes.
    • Confirmar os dados bancários.
    • Solicitar o resgate do imposto.

Essa iniciativa oferece um apoio financeiro significativo para famílias atingidas pelas enchentes, ajudando na reposição de eletrodomésticos perdidos.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade