Fórmula 1 terá novas luzes nos carros de 2026; entenda
A partir de 2026, um novo regulamento entra em vigor na Fórmula 1. Além de um carro menos e mais veloz, o motor e a mecânica do carro também serão diferentes. Mas, a adição que chamou a atenção do público é um novo par de luzes de chuva, instalado nos espelhos retrovisores do carro.
Essa nova medida faz parte do pacote de atualizações de segurança do novo regulamento instaurado pela FIA, que também trouxe mudanças para as unidades de potência e na aerodinâmica dos carros.
Inicialmente, a Fórmula 1 utilizava apenas uma luz intermitente integrada à estrutura de impacto traseira. Já em 2019, dois novos LEDs foram instalados nas extremidades dos endplates da asa traseira do veículo, oferecendo aos pilotos um ponto de referência adicional para identificar o carro à frente em meio à nuvem de água.
A partir de 2026, esse sistema foi ampliado. As novas regras determinaram a instalação de luzes LED também na parte externa dos espelhos retrovisores, tornando os monopostos mais visíveis durante disputas lado a lado e reduzindo o risco de colisões laterais em condições de visibilidade limitada.
Quais mudanças irão acontecer na Fórmula 1 em 2026?
No regulamento de 2026, os carros da Fórmula 1 terão 30 kg mais leves do que os modelos da geração atual, melhorando a eficiência e pilotagem. Enquanto isso, a unidade de energia também será redesenhada com base em alguns dos motores mais eficientes do mundo. A nova versão terá quase 300% mais energia da bateria dividida entre combustão interna e energia elétrica.
Além disso, a aerodinâmica será alterada para atender aos requisitos de gestão de energia das novas unidades de potência. Todas as mudanças devem trazer maiores oportunidades de ultrapassagem através do novo modo de ultrapassagem manual, garantindo mais distribuição de energia elétrica para o carro seguinte.
No próximo ano, um número recorde de fabricantes de unidades de potência estará comprometido com a Fórmula 1. No total, serão seis, entre elas estão Ferrari, Mercedes, Alpine, Honda, Audi e Red Bull Ford Powertrains. Os veículos também utilizarão combustíveis 100% sustentáveis e maior estrutura de segurança.
Ver essa foto no Instagram