Portugal e Espanha ficaram sem energia após fenômeno atmosférico raro
Uma falha na rede elétrica da Espanha, causada por um fenômeno atmosférico incomum, afetou o fornecimento de energia em Portugal. A REN, operadora de redes de energia portuguesa, confirmou que o apagão teve origem no país vizinho, devido a um evento chamado "vibração atmosférica induzida".
Segundo a empresa, "devido às variações extremas de temperatura no interior da Espanha, houve oscilações anômalas nas linhas de muito alta tensão (400 KV)". A REN também informou que a normalização completa da rede elétrica pode levar até uma semana.
Esforços conjuntos para restaurar a energia
Em comunicado, a REN detalhou o trabalho que vem sendo feito: "A REN tem todos os seus recursos empenhados na recuperação da rede de abastecimento de energia a todo o país, em colaboração com as empresas produtoras e e de distribuição e com a Rede Elétrica de Espanha. Os dois países ibéricos são afetados por um corte maciço no fornecimento de energia. A retomada do sistema elétrico nacional será feita gradualmente, com o acoplamento faseado dos diversos grupos eletroprodutores. […] Neste momento é ainda impossível prever quando estará normalizada a situação. As autoridades e as empresas responsáveis pelo transporte de eletricidade de ambos os lados da fronteira continuam entretanto a analisar as causas do incidente desta manhã".
O primeiro-ministro Luís Montenegro declarou, em entrevista à CNN, que a expectativa é resolver a situação ainda hoje. Segundo ele, a falha inicial ocorreu em território espanhol, e não em Portugal.
Até o momento, a operadora de energia da Espanha, Red Electrica, não comentou as informações divulgadas pela REN.
Qual o impacto do apagão na Península Ibérica?
As interrupções começaram por volta das 12h30 em Madri e 11h30 em Lisboa. O País Basco foi afetado brevemente. Trens, metrôs e aeroportos tiveram operações prejudicadas em várias regiões.
De acordo com a Red Electrica, a previsão para a recuperação total do serviço é de seis a dez horas. A empresa deu a informação a uma emissora local nesta segunda-feira.
As autoridades espanholas pediram que a população evite deslocamentos e reserve ligações para os serviços de emergência apenas em casos extremos. Também orientaram para que as estradas sejam mantidas livres, favorecendo o trabalho dos socorristas.
A polícia portuguesa reforçou o alerta sobre os riscos causados pela falha em semáforos e iluminação pública, recomendando que motoristas circulem com cuidado redobrado. A companhia aérea TAP Air, de Portugal, também solicitou que os passageiros evitem dirigir até o aeroporto.
Ver essa foto no Instagram