PUBLICIDADE

Polícia e "coletes amarelos" se enfrentam em Paris

1 dez 2018 - 13h05
Compartilhar
Exibir comentários

Capital francesa tem terceiro fim de semana de protestos contra a política econômica de Macron. Policiais lançam bombas de gás lacrimogêneo e jatos d'água contra parte dos manifestantes, que jogam tinta amarela.A tropa de choque da polícia francesa e grupos dos manifestantes conhecidos como "coletes amarelos" voltaram a entrar em confronto em Paris neste sábado (01/12), durante o terceiro fim de semana seguido de protestos contra o aumento de impostos sobre combustíveis e a redução do poder aquisitivo.

Confrontos ocorreram nas imediações do Arco do Triunfo, no centro de Paris
Confrontos ocorreram nas imediações do Arco do Triunfo, no centro de Paris
Foto: DW / Deutsche Welle

Os enfrentamentos começaram no início da manhã, quando dezenas de manifestantes, alguns deles encapuzados, tentaram forçar barreiras instaladas pelas forças de segurança na Avenida Champs Élysées para isolar a manifestação e controlar a entrada de quem iria protestar.

Durante os confrontos, a polícia usou bombas de gás lacrimogêneo e jatos d'água contra os manifestantes, que jogaram tinta amarela nos policiais. Mais de cem manifestantes foram detidos, e dezenas de pessoas ficaram feridas.

Os encapuzados forçaram as barreiras em torno do Arco do Triunfo, que fica num dos extremos da famosa avenida parisiense, e fizeram a seguinte pichação nele: "Os coletes amarelos triunfarão".

Pessoas que foram protestar de forma pacífica se viram em meio ao confronto entre as forças de segurança e os manifestantes violentos. Mais tarde, cerca de 5 mil pessoas acabaram participando de uma marcha pacífica na Avenida Champs Élysées, algumas delas carregando rosas.

O primeiro-ministro Édouard Philippe afirmou estar perplexo com as cenas de "uma violência raramente vista". Ele disse que ficou chocado "por terem sido postos em questão símbolos da França", referindo-se ao Arco do Triunfo e outros monumentos.

Segundo as autoridades, o dia de mobilização dos "coletes amarelos" reuniu ao menos 36 mil manifestantes em toda a França e 5.500 em Paris. O primeiro dia nacional de ação, em 17 de novembro, reuniu 282 mil pessoas, e o segundo 106 mil, incluindo 8 mil em Paris, segundo o Ministério do Interior.

As reivindicações dos coletes amarelos não mudaram, mesmo depois de o presidente Emmanuel Macron ter se dirigido à nação, na última terça-feira.

Carga de impostos, perda do poder aquisitivo e desilusão geral com o governo são as queixas mais comuns entre os que foram protestar.

AS/efe/lusa/afp

______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube

| WhatsApp | App | Instagram | Newsletter

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade