Opas alerta para riscos de uso abusivo de antibióticos
A diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Mirta Roses, alertou nesta quinta-feira sobre as consequências do "uso abusivo" dos antibióticos e disse que é como "utilizar a bomba atômica para matar mosquitos".
Mirta, que participou no Uruguai da comemoração do Dia Mundial da Saúde, fez uma advertência sobre a "crescente resistência aos antibióticos" a nível internacional.
Cada vez os micróbios "geram maior capacidade" para "superar as armas que temos para enfrentá-los" e isso se deve "à nossa falta de responsabilidade no uso dos antibióticos", afirmou ela durante um ato no qual esteve acompanhada pelo ministro de Saúde Pública uruguaio, Daniel Olesker.
A diretora da organização chamou a atenção dos médicos da região, que, segundo ela, utilizam "uma bomba atômica para matar mosquitos" e receitam aos pacientes "o antibiótico mais poderoso sem que seja necessário".
Além disso, alertou sobre seu uso "muitas vezes irresponsável" por parte da população que se "automedica e utiliza antibióticos em doenças que não os requerem".