Õnibus espacial Atlantis alcança órbita terrestre
O ônibus espacial americano Atlantis alcançou nesta segunda-feira a órbita terrestre, 8 minutos e meio depois de seu lançamento da Flórida, para uma missão na Estação Espacial Internacional (ISS), confirmou a Nasa.
CABO CANAVERAL, EUA, 16 Nov 2009 (AFP) - O ônibus espacial americano Atlantis alcançou nesta segunda-feira a órbita terrestre, 8 minutos e meio depois de seu lançamento da Flórida, para uma missão na Estação Espacial Internacional (ISS), confirmou a Nasa.
Pouco antes, o reservatório externo se desprendeu da nave e caiu na atmosfera, onde deve se desintegrar.
O Atlantis decolou como previsto às 14H28 (17H28 de Brasília) do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida (sudeste dos EUA), num céu parcialmente coberto.
Como previsto, os dois foguetes que garantem 80% do impulso durante os dois primeiros minutos do lançamento se desprenderam e caíram no Atlântico, onde serão recuperados e reutilizados.
O ônibus espacial, que estava então numa velocidade de mais de 5.000 km/h, acelerou para mais de 26.000 km/h e entrou em órbita quando seus três motores criogênicos esgotaram o combustível feito de hidrogênio e oxigênio líquido.
Depois de atingir a órbita, 225 km acima da Terra, o Atlantis vai continuar rumo à ISS, onde deve chegar quarta-feira às 16H53 GMT (14H53 de Brasília). A ISS está a 354 km da Terra.
O objetivo da missão é entregar 12 toneladas de peças e equipamentos, entre eles duas plataformas.
js/yw/LR