Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

ONG Visão Mundial celebra 50 anos no Brasil contando histórias de quem não tem voz

ONG Visão Mundial atua na Amazônia e fronteiras, oferecendo proteção e esperança a crianças vulneráveis

20 ago 2025 - 09h39
Compartilhar
Exibir comentários
ONG Visão Mundial celebra 50 anos no Brasil contando histórias de quem não tem voz
ONG Visão Mundial celebra 50 anos no Brasil contando histórias de quem não tem voz
Foto: Unsplash / Contigo

Com 50 anos de atuação no Brasil e 75 no mundo, a ONG Visão Mundial desenvolve projetos em regiões vulneráveis, incluindo a Amazônia. Um exemplo é o trabalho junto à comunidade indígena Ticuna de Umariaçu, na Tríplice Fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru, voltado a crianças em situação de extrema vulnerabilidade. A organização busca oferecer proteção, aprendizado e apoio emocional a quem muitas vezes não é visto.

Em entrevista exclusiva à PERFIL, Silvana Bezerra Magalhães, presidente do conselho da ONG, relatou casos que ilustram a gravidade do contexto. Um menino de cinco anos chorava todos os dias por ficar sozinho em casa após o suicídio do pai. Outro episódio mais impactante envolveu um garoto de 10 anos que tirou a própria vida após sofrer abuso sexual. "Quem mais sofre são as crianças, porque elas não são vistas, elas tão, né? E a Visão Mundial olha para quem ninguém vê. Então eu fui para Pacaraima e eu conheci os projetos, eu conheci algumas histórias. Aqui eu posso contar a história daquela pessoa que não teve voz", disse Silvana, destacando a importância de dar visibilidade a esses casos.

A ONG atua para suprir necessidades básicas e promover oportunidades de desenvolvimento. Segundo a presidente, "Uma educadora Ticuna dá aula de português para 150 crianças, simultaneamente, em uma igreja, com apoio limitado. A ONG está chegando para auxiliar com recursos e pessoal, buscando suprir a falta de infraestrutura, como uma quadra e biblioteca, sonhos das próprias crianças". Além do trabalho com indígenas, Silvana contou o drama de Maria, uma migrante da Venezuela, que perdeu seu bebê durante uma longa jornada para a Colômbia. "Eu não consigo imaginar um bebê um mês dormindo ao relento… E as mulheres estavam muito impactadas, porque no desespero, essa moça se joga de uma ponte com esse bebê morto. E quando eu ouvi isso, eu falei: Nenhuma Maria mais pode morrer. Nenhum bebê pode morrer no colo de nenhuma Maria".

Com foco na proteção e no cuidado infantil, a Visão Mundial reúne recursos, voluntários e apoio logístico para oferecer segurança, aprendizado e esperança a crianças e famílias em risco. A ONG disponibiliza informações sobre seus projetos e formas de contribuição em sua página oficial, incentivando que mais pessoas se envolvam com as causas humanitárias e transformem a realidade de comunidades afetadas pela pobreza, violência e exclusão social.

Contigo Contigo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade