Nutricionistas da Secretaria da Educação de Caxias do Sul promovem ações sobre alimentação nas escolas
Nos cinco meses de operação, serão desenvolvidas cerca de sete atividades educativas com cada turma
Entre agosto e dezembro, um novo projeto implantado pela Secretaria Municipal da Educação (SMED) vai acompanhar cerca de 500 estudantes para fomentar a alimentação saudável. O SemEANdo Saúde é uma iniciativa do setor de Alimentação Escolar e opera nas cinco escolas de turno integral do Município.
De acordo com a equipe do setor de Alimentação Escolar, a iniciativa ocorre nessas escolas para aproveitar o maior tempo de permanência dos alunos na instituição e, assim, aprofundar o envolvimento com a temática. O trabalho é realizado com as turmas dos anos iniciais (pré-escola até o terceiro ano) das escolas Dezenove de Abril, Engenheiro Mansueto Serafini, Laurindo Luiz Formolo, Presidente Tancredo de Almeida Neves e San Gennaro).
Nos cinco meses de operação, serão desenvolvidas cerca de sete atividades educativas com cada turma. Em todas, os alunos passam por pesagem e medição de altura no primeiro encontro, procedimento que será repetido ao final do processo. As informações ajudarão os educadores e as famílias a acompanhar o desenvolvimento dos pequenos e agir de forma preventiva. Além disso, serão compartilhadas com os serviços de saúde para apoio em casos necessários, como obesidade, baixo peso e outras situações que exigirem atenção.
As atividades do SemEANdo Saúde são realizadas pelos nutricionistas Moisés Eduardo Zanete e Viviane Simone Pastore, do setor de Alimentação Escolar. Vestidos de Tomate e Saladinha, personagens criados por eles, a dupla inicia com uma apresentação divertida, convidando os alunos a pensarem em alimentos saudáveis por meio de um jogo de adivinhação. Depois ofertam atividade lúdica de acordo com a faixa etária e, se for o primeiro dia da ação, realizam a avaliação antropométrica (medição e pesagem). Nos demais encontros estão previstas ações diversas como atividades sensoriais, dinâmicas que buscam trabalhar o grau de processamento dos alimentos e até a valorização da cultura local, na Semana Farroupilha, entre outros.
"Sabemos que eles levam para casa todo esse conhecimento e que nessa fase ainda não têm os preconceitos e manias com a alimentação que muitos de nós adultos já temos. É mais ou menos até os 10 anos de idade que os hábitos alimentares se formam e que surgem as células de gordura. Então as chances de se tornar um adulto com peso saudável são maiores quando trabalhamos com a educação desde cedo", pontua a nutricionista Natália Guerra, gerente do setor de Alimentação Escolar.
Texto: Prefeitura de Caxias do Sul