PUBLICIDADE

Novo presidente do Peru diz que diplomatas irão decidir sobre participação de Maduro em cúpula de Lima

28 mar 2018 - 07h54
Compartilhar
Exibir comentários

O novo presidente do Peru, Martín Vizcarra, praticamente reafirmou que o país irá banir o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, de participar de uma cúpula regional que será realizada em Lima no próximo mês, dizendo que a questão será decidida por diplomatas graduados.

Presidente peruano, Martín Vizcarra 27/03/2018 Palácio Presidencial/Divulgação via REUTERS
Presidente peruano, Martín Vizcarra 27/03/2018 Palácio Presidencial/Divulgação via REUTERS
Foto: Reuters

Vizcarra, que era vice-presidente do Peru, se tornou presidente repentinamente na última semana após a renúncia de Pedro Pablo Kuczynski em meio a crescentes alegações de corrupção.

Ex-banqueiro de Wall Street que já teve cidadania norte-americana, Kuczynski era um dos críticos mais expressivos de Maduro, o considerando um "ditador" e o proibindo de participar da Cúpula das Américas, que será realizada no Peru entre os dias 13 e 14 de abril.

Maduro disse que comparecerá à cúpula de qualquer maneira, e seus partidários comemoraram a queda de Kuczynski com fogos de artifício na semana passada.

Entretanto, Vizcarra se recusou a participar da disputa à medida que se concentra em construir apoio no Peru prometendo direcionar a atenção do governo a problemas internos que foram negligenciados enquanto Kuczynski lutava para se manter no poder.

Após retornar de uma região costeira ainda sofrendo consequencias de severas enchentes no ano passado, Vizcarra foi perguntado em coletiva de imprensa o que pensa sobre Maduro ser banido da cúpula.

"Nossa política externa é tão delicada que nós devemos deixá-la nas mãos de especialistas", disse a repórteres no palácio presidencial, na terça-feira. "O Ministério de Relações Exteriores está tomando as decisões correspondentes que nós vamos apoiar".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade