Nova Toyota Hilux híbrida vem para o Brasil? Saiba tudo sobre
Nesta semana, a Toyota Hilux teve sua nona geração global apresentada na Ásia e deve chegar ao mercado tailandês ainda este ano. A notícia esquentou especulações sobre a chegada do novo modelo da picape no Brasil, já que o processo de lançamento aqui depende de investimentos para atualizar sua produção em Zárate, Argentina.
A manutenção da plataforma IMV e de parte da carroceria facilita o processo, porém a nova Toyota Hilux terá uma grande quantidade de atualizações. Na Ásia, a picape ganha uma versão elétrica a bateria e outra dotada de célula de combustível com hidrogênio (FCEV). Apesar disso, segundo apuração do Autoesporte, essas configurações estão inicialmente descartadas para o mercado brasileiro e sul-americano.
No Brasil, a Hilux G9 será comercializada com dois tipos de motorização: o formato atual com motor 2.8 quatro-cilindros turbodiesel de 204 cv e a variante híbrida leve de 48 Volts, que será auxiliada por um motor elétrico de 16 cv alimentado por baterias de íons de lítio de 0,2 kWh.
Ainda segundo o Autoesporte, a previsão é que o novo lançamento da nova Toyota Hilux híbrida leve no mercado brasileiro aconteça no último trimestre de 2026, com possibilidade de passar para o ano seguinte. Mesmo assim, a fabricante deve iniciar a homologação da nona geração da picape no começo de 2026. O processo no Brasil inclui testes rígidos de emissões de poluentes e ruídos, podendo levar mais de seis meses para ser completo.
Seguindo o modelo atual, a nova Toyota Hilux deve ser comercializada com configuração de cabine simples ou cabine dupla, e apenas a opção a combustão com cabine simples deve trazer a opção de câmbio manual. Em suas demais versões, o câmbio será automático. Já a configuração híbrida leve deve ser reservada apenas para versões de topo de linha com cabine dupla.
No total, a capacidade e carga será acima de 1 tonelada em todas as versões, até por questões legislativas, enquanto a capacidade de reboque dos modelos deve chegar a 3.500 kg.
A Toyota Hilux elétrica vem para o Brasil?
Por apuração do Autoesporte, ainda não há previsão de que a nova Toyota Hilux com motorização elétrica seja lançada no mercado brasileiro. Em outros países, o modelo terá baterias de íons de lítio de 59,2 kWh de capacidade, que alimentarão dois motores elétricos, um por eixo. O torque de 20,5 kgfm no eixo dianteiro e 26,8 kgfm no traseiro foi anunciado ao lado da autonomia aproximada de 240 km. A capacidade de carga será de 715 kg e a de reboque, 1.600 kg.
O modelo também terá uma versão elétrica movida a células de hidrogênio (FCEV). Apesar de o sistema ainda estar em fase de testes, sua instalação no veículo foi confirmado pela marca japonesa com lançamento previsto para 2028. Outra possibilidade é que a nova Toyota Hilux tenha versões híbridas plug-in com motor turbo a gasolina acima de 320 cv de potência.
Ver essa foto no Instagram