Niemeyer é transferido para unidade intermediária de hospital no Rio
O arquiteto Oscar Niemeyer, de 104 anos, foi transferido nesta sexta-feira para a Unidade Intermediária (UI) do Hospital Samaritano, na Zona Sul do Rio de Janeiro, no qual está internado há uma semana devido a problemas renais e seu estado de saúde ainda "inspira cuidados", informaram seus médicos.
Niemeyer foi internado na sexta-feira passada, inicialmente para uma série de exames, e estava em um quarto comum, mas seu médico, Fernando Gjorup, decidiu transferi-lo para um quarto mais bem equipado para tratar pacientes mais delicados após a piora de suas funções renais.
"O paciente foi transferido para uma unidade de cuidados intermediários e, segundo o médico Fernando Gjorup, após a visita de hoje, seu estado clínico ainda inspira cuidados", afirma o boletim médico divulgado pelo Hospital Samaritano.
"Niemeyer está lúcido e respira sem a ajuda de aparelhos, porém a piora da função renal se manteve", acrescenta a nota.
O arquiteto foi hospitalizado devido às dificuldades para se alimentar e ingerir líquidos, e os médicos lhe implantaram uma sonda gástrica.
Essa é a terceira vez que Niemeyer é hospitalizado em 2012. Ele ficou internado durante dez dias em outubro, e em maio já tinha passado 16 dias no mesmo hospital para ser tratado de uma pneumonia. EFE
cm/dr