Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Zelensky diz que Trump ainda não tem plano para paz

Presidente também acusou Putin de preparar ataque contra Otan

14 fev 2025 - 10h02
(atualizado às 12h53)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse nesta sexta-feira (14) que está disposto a discutir eventuais propostas para encerrar a guerra contra a Rússia, porém ressaltou que os Estados Unidos ainda não apresentaram nenhum plano.

    A declaração chega na esteira das pressões do presidente Donald Trump para Kiev e Moscou negociarem o fim do conflito.

    "Não vejo que exista um plano pronto nos Estados Unidos. Estamos prontos para falar de tudo, do contingente às garantias de segurança. Estamos prontos a qualquer mecanismo para parar Putin", afirmou Zelensky em coletiva de imprensa à margem da Conferência de Segurança de Munique, na Alemanha.

    Trump chegou a anunciar que o encontro sediaria uma reunião entre funcionários russos, ucranianos e americanos, informação negada pelos organizadores do evento e pelo próprio Kremlin. "A Rússia não foi convidada para a Conferência de Munique e não terá representantes do Ministério das Relações Exteriores nem de outros órgãos", disse a porta-voz da pasta, Maria Zakharova.

    Segundo Trump, também haveria uma reunião na Arábia Saudita, o que foi negado por Zelensky. "Farei uma visita oficial à Arábia Saudita, mas não haverá nenhum encontro com os russos", salientou o presidente em Munique.

    Desde que voltou ao poder, o republicano já descartou a entrada da Ucrânia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e indicou que o país deve conceder acesso privilegiado para americanos às suas terras raras para assegurar o apoio de Washington nas negociações.

    Em meio a esse cenário, Zelensky acusou o regime de Vladimir Putin de preparar um ataque contra a Otan em 2026. "Os russos podem avançar na Ucrânia, ou ir à Polônia ou aos países bálticos, e acredito que essa seja sua ideia. Por tudo aquilo que recebi da inteligência, acredito que ele esteja preparando uma guerra contra os países da Otan no ano que vem", ressaltou.

    .

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade