PUBLICIDADE

Mundo

Zelensky detalha massacre e pede que ONU responsabilize a Rússia

No Conselho de Segurança, presidente da Ucrânia pediu uma reforma do sistema de segurança global após denunciar mortes por "divertimento"

5 abr 2022 - 12h22
(atualizado em 12/4/2022 às 15h40)
Compartilhar
Exibir comentários
Zelensky discursa no Conselho de Segurança da ONU
Zelensky discursa no Conselho de Segurança da ONU
Foto: Reuters

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, detalhou o que ele chamou de massacre em Bucha por forças russas durante pronunciamento ao Conselho de Segurança da ONU nesta terça-feira, 5.

Segundo Zelensky, "não houve um crime sequer" que não tenha sido cometido na cidade. O presidente descreveu uma série de métodos de assassinato e tortura em Bucha, região de onde surgiram imagens de vários cadáveres espalhados pelas ruas.

"Apenas por divertimento, cortaram membros, gargantas, estupraram e mataram mulheres na frente de seus filhos, cortaram línguas só porque os agressores não ouviram o que queriam ouvir. Esses atos não são diferentes dos cometidos, por exemplo, por grupos terroristas como o Estado Islâmico". 

Volodymyr Zelensky em visita à Bucha, cidade onde corpos civis foram encontrados após retirada de tropas russas
Volodymyr Zelensky em visita à Bucha, cidade onde corpos civis foram encontrados após retirada de tropas russas
Foto: Marko Djurica / Reuters

Em um discurso forte, Zelensky provocou o Conselho e seu sistema de vetos que beneficia, por exemplo, a própria Rússia. Em fevereiro, o país governador por Vladimir Putin votou contra uma resolução que condenada a invasão na Ucrânia, o que impediu sua aprovação no Conselho de Segurança.

Zelensky pediu uma conferência para reformar o sistema de segurança global. "Estamos lidando com um Estado que transforma o veto ao Conselho de Segurança no direito de morrer", resumiu.

"Proponho convocar uma conferência para mudar o sistema e fazer com que as leis internacionais sejam respeitadas", pediu. "Ou então remover a Rússia como agressor e fonte de guerra, para que eles não possam mais bloquear decisões. Sem opção, se nada mais pode ser feito além de conversas, dissolvam o Conselho de uma vez por todas. O mundo precisa de paz", pontuou.

Ainda de acordo com Zelensky, o massacre em Bucha é apenas um entre vários. "Infelizmente, temos muitos exemplos dos que os ocupantes têm feito em nossa terra". O presidente ucraniano também citou a resposta russa, dizendo que a cena de massacre foi encenada pela própria Ucrânia.  "Estamos em 2022, temos provas, imagens de satélites e podemos levar adiante uma investigação independente e transparente".

Pedindo punição no Tribunal Penal Internacional para "aqueles que se consideram privilegiados", Zelensky provocou a ONU para responsabilizar os russos por crimes em seu país e ainda citou os Julgamentos de Nurembergue - que condenaram oficiais nazistas por crimes de guerra, dando um recado claro para os diplomatas russos, presentes no Conselho. "Os representantes do governo nazista também não escaparam da punição", alertou. "Se a tirania receber uma resposta à altura, a paz será garantida e, talvez, não teremos mais guerra em meu país", acrescentou.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade