Zelenskiy vai a Londres para reuniões com Starmer, Macron e Merz
O britânico Keir Starmer deu as boas-vindas ao ucraniano Volodymyr Zelenskiy e aos líderes da Alemanha e da França em Downing Street, neste domingo, para conversações sobre o apoio europeu à Ucrânia e a intensificação dos esforços para pôr fim à guerra.
"O foco principal é nossa defesa na guerra, maior cooperação para a segurança de toda a Europa na área de defesa aérea e nossa visão compartilhada das perspectivas diplomáticas", escreveu Zelenskiy no X quando chegou ao Reino Unido.
"A Europa deve fazer parte das negociações e deve ser forte."
O presidente francês Emmanuel Macron e o chanceler alemão Friedrich Merz foram recebidos por Starmer antes da chegada de Zelenskiy.
Reino Unido, França e Alemanha têm uma aliança informal de segurança chamada E3, que se tornou um dos principais apoiadores internacionais da Ucrânia.
Macron disse na sexta-feira que os europeus poderiam ajudar a Ucrânia e a Rússia a criar um cessar-fogo e um plano de paz.
Ambos os lados, no entanto, acusaram o outro de se recusar a fazer concessões.
Zelenskiy publicou uma carta aberta na quinta-feira propondo conversas cara a cara com Vladimir Putin sobre o fim da guerra, que já está em seu quinto ano, mas foi rejeitado pelo presidente russo.
Em sua carta, Zelenskiy disse que os russos estavam cansados dos ataques de mísseis e drones ucranianos, da alta inflação e da escassez de combustível, e que estavam prontos para a paz.
Putin disse que a oferta não pareceu sincera e que, no momento, ele não via sentido em se reunir, acrescentando que era necessário um acordo "de longo prazo".
O líder russo manteve sua posição de linha dura sobre a guerra em uma reunião com a mídia internacional na quinta-feira, mas também disse que as propostas de paz do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, poderiam acabar com a luta se Kiev estivesse disposta a se comprometer.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.