Script = https://s1.trrsf.com/update-1751565915/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Vice-presidente dos EUA diz que Irã agora é incapaz de construir arma nuclear

Donald Trump anunciou que país e Israel aceitaram um cessar-fogo nesta segunda-feira, 23

23 jun 2025 - 20h54
(atualizado às 21h05)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O vice-presidente dos EUA afirmou que ataques destruíram a infraestrutura nuclear do Irã, tornando o país incapaz de construir armas nucleares, enquanto Donald Trump anunciou um cessar-fogo entre Israel e Irã.
Vice-presidente dos EUA diz que Irã agora é incapaz de construir arma nuclear
Vice-presidente dos EUA diz que Irã agora é incapaz de construir arma nuclear
Foto: Reprodução/Fox News

O vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, disse que o Irã não tem mais condições de construir uma arma nuclear. Em entrevista a uma emissora norte-americana nesta segunda-feira, 23, ele disse que os ataques destruíram a infraestrutura do programa do país. 

“O Irã esteve muito perto de ter uma arma nuclear. Agora o Irã é incapaz de construir uma com o equipamento que tem porque nós o destruímos”, disse à Fox News. 

O comentário foi feito momentos após o anúncio feito por Donald Trump no início desta noite. Em uma rede social, o presidente dos EUA afirmou que Israel e Irã concordaram em um cessar-fogo. O acordo está previsto para começar nas próximas seis horas. 

Vance o parabenizou dizendo que o político levou o acordo “até a linha de chegada” e afirmou que agora o desejo dos EUA é conversar com o Irã e Israel sobre o futuro. “O que acho que o presidente está tentando descobrir aqui é como construir um acordo de longo-termo onde possamos ter paz na região”, afirmou. 

“O objetivo [dos ataques] era eliminar o enriquecimento e a capacidade deles de converter esse combustível enriquecido em uma arma nuclear. [...] O que destruímos é a capacidade deles de enriquecer urânio, se eles têm urânio enriquecido a 60%, mas não tem a capacidade de enriquecê-lo a 90% ou mais, eles não têm a capacidade de convertê-lo em uma arma nuclear”, continuou. 

Cessar-fogo

O cessar-fogo veio após mais de 10 dias de bombardeios. De acordo com Donald Trump, o acordo será "completo e total" começando pelo Irã e que, durante o período de trégua, ambos os lados devem se manter "pacíficos e respeitosos".

Trump diz que Irã e Israel aceitaram um cessar-fogo após 12 dias de conflito: ‘Encerramento da guerra’:

No início desta segunda-feira, o Irã atacou uma base militar americana no Catar. Segundo o governo norte-americano, ao todo, foram 14 mísseis, 13 foram interceptados e um não chegou próximo do alvo. Não houve vítimas, no entanto, o espaço aéreo da região foi fechado e companhias aéreas cancelaram ou remanejaram voos como medida de segurança. 

Em uma coletiva, Trump chamou o ataque de "fraco" e agradeceu ao governo iraniano o aviso com antecedência. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade