PUBLICIDADE

Mundo

Venezuela rejeita renovar visto de observadores eleitorais da UE, diz fonte

3 dez 2021 - 20h12
Compartilhar
Exibir comentários

A Venezuela negou a prorrogação de vistos a observadores eleitorais da União Europeia e eles devem deixar o país no fim de semana, disse nesta sexta-feira uma fonte com conhecimento do assunto.

Mulher segura bandeira da Venezuela durante vigília em Caracas
05/05/2019
REUTERS/Ueslei Marcelino
Mulher segura bandeira da Venezuela durante vigília em Caracas 05/05/2019 REUTERS/Ueslei Marcelino
Foto: Reuters

Os observadores das eleições regionais de 21 de novembro, que chegaram ao país em outubro, deveriam permanecer na Venezuela até 13 de dezembro, segundo membros do comando da missão conhecida pela sigla MOE UE.

"A permanência não foi prorrogada, por isso eles têm de partir este fim de semana", disse a fonte, que não quis ser identificada por não ter autorização para falar sobre a missão, cuja única porta-voz é Isabel Santos, chefe da delegação. Isabel Santos está fora do país desde o final de novembro.

A fonte não especificou porque os vistos não foram prorrogados.

A missão informou na sexta-feira em um breve comunicado que "a proclamação dos candidatos (vencedores) foi realizada e agora os membros da MOE UE vão efetivamente deixar Caracas no dia 5 de dezembro... A MOE UE vai voltar à Venezuela no início de 2022 para apresentar o seu relatório final", sem mencionar a questão dos vistos.

O Ministério da Informação da Venezuela não respondeu imediatamente a um pedido de comentário, assim como o Ministério das Relações Exteriores e o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), instância máxima eleitoral no país e que convidou a União Europeia a enviar observadores em maio.

No seu relatório preliminar, a missão da UE afirmou no dia 23 de novembro que houve melhores condições do que nas eleições anteriores, mas foram registradas situações arbitrárias como a desqualificação de candidatos, atrasos na abertura e encerramento de mesas nos centros de votação, bem como o "uso ampliado de recursos do Estado na campanha".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade