Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Unesco mantém Veneza fora de lista de patrimônios em risco

Decisão se baseia em 'melhorias na gestão' do centro histórico

11 jul 2025 - 13h02
(atualizado às 14h12)
Compartilhar
Exibir comentários

O Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco decidiu mais uma vez manter o centro histórico de Veneza, joia turística da Itália, fora da lista de lugares em risco.

Vista do distrito de Castello, no centro histórico de Veneza
Vista do distrito de Castello, no centro histórico de Veneza
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A decisão unânime foi anunciada nesta sexta-feira (11) durante reunião da comissão em Paris, na França, e se baseia em "melhorias na governança e gestão" do local.

"É um reconhecimento do trabalho intenso e concreto desenvolvido nos últimos anos para a proteção da cidade, de seus valores universais, de sua paisagem cultural e de sua habitabilidade", diz uma nota assinada pelos ministérios das Relações Exteriores e da Cultura da Itália e pela Prefeitura de Veneza.

Um dos fatores elogiados pelo comitê, segundo o comunicado, foi a proibição de grandes navios, como os de cruzeiro, na Bacia de San Marco, que banha o centro histórico, bem como instrumentos de mitigação da crise climática.

Em julho de 2023, a Unesco chegou a recomendar a inclusão de Veneza na lista de patrimônios da humanidade em risco devido aos impactos do aquecimento global e do turismo de massa, mas depois decidiu dar mais tempo para avaliar as medidas das autoridades italianas.

Além do veto a navios de cruzeiro, Veneza introduziu um sistema de acesso mediante cobrança no centro histórico da cidade em dias de alto fluxo de visitantes (medida direcionada apenas a quem faz bate e volta) para combater o turismo predatório.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade