PUBLICIDADE

Mundo

Um em cada 2 curados da Covid em Bergamo ainda tem sintomas

20 jan 2021 - 17h21
(atualizado às 17h39)
Compartilhar
Exibir comentários

Um em cada dois pacientes recuperados do novo coronavírus (Sars-CoV-2) ainda apresenta sintomas da doença, revelou nesta quarta-feira (20) um estudo clínico do hospital Papa Giovanni XXIII, em Bergamo, uma das cidades da Itália mais afetadas pela pandemia de Covid-19.

Província está entre uma das mais afetadas pela pandemia
Província está entre uma das mais afetadas pela pandemia
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Intitulada "Sobrevivendo à Covid-19 na província de Bergamo: uma reavaliação ambulatorial pós-aguda", a pesquisa foi publicada na revista Epidemiology & Infection e informa que muitos curados da doença ainda estão com fadiga, falta de ar e palpitações.

Segundo o texto, as mulheres relatam fadiga quase duas vezes mais frequente do que os homens. Algumas, inclusive, ainda não conseguem realizar suas atividades de rotina e perderam a independência, enquanto uma minoria não é mais autossuficiente.

Os dados são resultados de uma análise feita com pacientes que passaram pelo hospital de Bergamo San Giovanni Bianco e pelo Centro Médico Avançado. No total, foram avaliadas 1.562 pessoas diagnosticadas com o coronavírus entre fevereiro e agosto de 2020 e submetidas a exames de acompanhamento entre maio e outubro.

O estudo italiano relata também que 30% dos pacientes apresentam problemas psicológicos relacionados à Covid-19, sendo que a maioria não possui recursos pessoais suficientes para reagir.

A Itália é um dos países mais atingidos pela pandemia em todo o mundo e, nas primeiras semanas da crise, conviveu com hospitais em colapso devido ao crescimento exponencial dos casos, especialmente na Lombardia. A província de Bergamo registrou seus primeiros casos em 23 de fevereiro.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade