UE convoca reunião de emergência sobre relações com EUA
Líderes dos Estados-membros discutirão crise na próxima quinta
Os líderes dos Estados-membros da União Europeia farão uma reunião de emergência na próxima quinta-feira (22), em Bruxelas, para discutir as relações com os Estados Unidos, na esteira do tarifaço contra países do bloco por conta do apoio à soberania da Dinamarca na Groenlândia.
O anúncio foi feito nesta segunda (19) por um porta-voz do Conselho Europeu, órgão presidido por António Costa e que reúne os governantes dos 27 integrantes da UE.
A reunião está prevista para começar às 19h (horário local) da próxima quinta, em meio às ameaças do presidente dos EUA, Donald Trump, de anexar a Groenlândia, território autônomo pertencente à Dinamarca, para combater uma alegada crescente presença naval de Rússia e China no Ártico.
Ao longo dos últimos dias, diversos países europeus enviaram militares para a ilha, o que fez Trump anunciar tarifas adicionais de 10% (podendo subir para 25% em junho) contra Alemanha, Dinamarca, Finlândia, França, Holanda, Noruega, Reino Unido e Suécia. Desses oito, apenas Noruega e Reino Unido não pertencem à UE.
"Estão em curso consultas intensivas entre os líderes europeus, e é evidente que a prioridade é evitar o agravamento da situação, dialogar com os EUA e evitar tarifas, porque elas prejudicariam empresas e cidadãos de ambos os lados do Atlântico", disse nesta segunda um porta-voz da Comissão Europeia.
Existe ainda a expectativa de que líderes europeus, incluindo a chefe do Executivo do bloco, Ursula von der Leyen, conversem com Trump à margem do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, nesta semana.