PUBLICIDADE

Mundo

UE caminha para aprovar compra da ITA Airways pela Lufthansa

Aval à operação deve ser divulgado nos próximos dias

13 jun 2024 - 14h06
(atualizado às 15h36)
Compartilhar
Exibir comentários

O poder Executivo da União Europeia estaria pronto para aprovar a compra de 41% da companhia aérea italiana ITA Airways pelo grupo alemão Lufthansa.

    A informação foi passada à ANSA por fontes próximas às negociações, que disseram que o aval informal, salvo imprevistos de última hora, deve chegar "nos próximos dias".

    Ao longo das últimas semanas, as duas empresas deram garantias para minimizar efeitos à concorrência após a operação, em meio às preocupações de Bruxelas com uma possível redução da competição em rotas de curto alcance entre a Itália e a Europa Central e em trechos intercontinentais entre a península e a América do Norte.

    O prazo oficial para um posicionamento definitivo da Comissão Europeia é 4 de julho, e sindicatos de funcionários da ITA e da Lufthansa já enviaram uma carta à comissária da UE para Concorrência, Margrethe Vestager, pedindo sinal verde para a transação.

    Em maio de 2023, o governo da premiê da Itália, Giorgia Meloni, aceitou uma proposta para vender 41% da ITA, fundada sobre o espólio da antiga Alitalia, para a Lufthansa por 325 milhões de euros (R$ 1,9 bilhão), mas o negócio depende do aval da UE. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade