PUBLICIDADE

Mundo

UE anuncia compra conjunta de vacinas contra gripe aviária

Contrato inclui 15 Estados-membros; Itália não participa

11 jun 2024 - 12h30
(atualizado às 12h39)
Compartilhar
Exibir comentários

O Poder Executivo da União Europeia assinou um contrato com a empresa farmacêutica inglesa Seqirus para fornecer 665 mil doses de vacina contra a transmissão da gripe aviária para uso humano.

    A Itália não está entre os 15 países envolvidos. São eles: Dinamarca, Letônia, França, Chipre, Lituânia, Malta, Holanda, Áustria, Portugal, Eslovênia, Finlândia, Grécia, Irlanda, Islândia e Noruega.

    O acordo foi firmado pela Autoridade de Preparação e Resposta a Emergências Sanitárias (HERA), braço operativo da Comissão Europeia.

    Segundo a UE, as vacinas destinam-se às pessoas mais expostas ao risco de transmissão, especialmente aqueles que trabalham em fazendas avícolas e veterinários.

    O contrato, com duração de quatro anos, prevê a possibilidade de fornecer mais 40 milhões de doses.

    O objetivo, segundo a nota, é prevenir a propagação de surtos potenciais de gripe aviária na Europa, protegendo os cidadãos e os meios de subsistência.

    Atualmente, os envios estão sendo preparados para a Finlândia para a vacinação imediata de trabalhadores em risco de exposição, e outros países seguirão em breve.

    Os países participantes, bem como os demais do bloco, permanecem livres para comprar vacinas por meio de seus próprios procedimentos nacionais, independentemente da participação no contrato conjunto. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade