PUBLICIDADE

Mundo

Ucrânia abrirá 7 corredores para evacuar civis de Mariupol

Governo do país anunciou a medida como uma nova tentativa de evacuação de civis da cidade cercada pelos russos

2 abr 2022 - 11h13
(atualizado às 15h36)
Compartilhar
Exibir comentários
Mariupol é a cidade mais atacada por tropas russas desde o início da guerra
Mariupol é a cidade mais atacada por tropas russas desde o início da guerra
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O governo da Ucrânia informou neste sábado, 2, que sete corredores humanitários serão abertos para uma nova tentativa de evacuação de civis da cidade de Mariupol. A vice-premiê ucraniana, Iryna Vereshchuk, confirmou a informação em uma mensagem na sua conta Telegram, segundo o jornal "The Guardian". Segundo ela, o corredor de resgate de Mariupol prevê a retirada dos civis por transporte privado e por ônibus.

A Cruz Vermelha também divulgou que tenta novamente retirar dezenas de civis da cidade portuária que está sitiada e é a mais atacada por tropas russas desde o início da guerra na Ucrânia.

Na sexta-feira, 1º, comboios da organização foram até uma das entradas da cidade, depois de Moscou garantir que abriria um corredor humanitário na área. Mas os integrantes da Cruz Vermelha alegaram não ter tido "garantias de segurança" e, por isso, não puderam entrar na cidade.

Em um vídeo divulgado online, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que "mais de 3.700 pessoas foram 'salvas' do cerco de Mariupol. Relatos das autoridades ucranianas indicaram que um comboio de 42 ônibus, escoltado pela Cruz Vermelha, levou civis para a cidade de Zaporizhzhia.

O líder ucraniano divulgou ainda que pelo menos 5 mil pessoas foram mortas na cidade portuária. Estima-se que "ainda há cerca de 170 mil pessoas para enfrentar a escassez de alimentos, água e energia elétrica.

Hoje, o ministro da Defesa da Turquia, Hulusi Akar, anunciou que seu país está pronto para fornecer navios para a evacuação de civis e feridos de Mariupol.

"Podemos fornecer navios, principalmente para a evacuação de civis e feridos, turcos e outros cidadãos de Mariupol. Nesse contexto continua a nossa coordenação com as autoridades da Rússia e da Ucrânia", afirmou Akar, conforme relatos da agência turca Anadolu.

Segundo o ministro turco, é necessário um cessar-fogo imediato e a operação segura dos corredores de evacuação.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade