PUBLICIDADE

Mundo

Trump sugere que FBI pode ter se infiltrado em sua campanha

18 mai 2018 - 20h51
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aumentou nesta sexta-feira seus ataques contra o Departamento de Justiça, sugerindo que o FBI pode ter colocado ou recrutado um informante em sua campanha presidencial de 2016.

Trump faz discurso na Casa Branca
 18/5/2018    REUTERS/Kevin Lamarque
Trump faz discurso na Casa Branca 18/5/2018 REUTERS/Kevin Lamarque
Foto: Reuters

Trump não chegou a acusar o FBI de espionar sua campanha, em vez disse citando relatos não identificados de que ao menos um membro do FBI foi "implantado" em sua campanha por propósitos políticos.

"Se for verdade - maior escândalo político de todos os tempos!", tuitou Trump.

O ex-prefeito de Nova York, Rudolph Giuliani, agora um dos advogados de Trump, quase imediatamente cortou a especulação de Trump sobre um informante, dizendo à CNN: "Eu não sei ao certo, nem o presidente, se realmente havia um".

"Por muito tempo nós fomos informados que houve algum tipo de infiltração", disse Giuliani. "Em um momento, o presidente pensou que era uma escuta."

Nem Trump nem Giuliani forneceram quaisquer evidências de infiltração do governo na campanha presidencial de Trump.

Com o procurador especial Robert Mueller investigando possível conluio entre a equipe da campanha eleitoral de Trump e a Rússia, Trump e alguns de seus aliados alegaram que pessoas dentro do Departamento de Justiça estão tentando prejudicar seu governo.

Trump negou qualquer conluio com a Rússia e repetidamente chamou a investigação de Mueller de uma "caça às bruxas". A Rússia negou envolvimento na eleição presidencial norte-americana.

Glenn Simpson, que comanda uma consultoria em Washington e contratou o ex-espião britânico Christopher Steele para investigar as relações de Trump com a Rússia antes da campanha, testemunhou em agosto ao Comitê Judiciário do Senado que parte do que coletou foi "inteligência de fonte humana". 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade