PUBLICIDADE

Mundo

Trump pressiona México sobre segurança após morte de família mórmon

5 nov 2019 - 15h36
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, disse que debaterá a situação de segurança no país com os Estados Unidos nesta terça-feira, após o presidente norte-americano, Donald Trump, exortar o México a "travar uma guerra" contra os cartéis de drogas, em reação ao assassinato de nove membros de uma família mórmon no norte do México.

Destroços de carro onde viajava família mórmon que morreu no norte do México
04/11/2019
KENNETH MILLER/LAFE LANGFORD JR/via REUTERS
Destroços de carro onde viajava família mórmon que morreu no norte do México 04/11/2019 KENNETH MILLER/LAFE LANGFORD JR/via REUTERS
Foto: Reuters

As vítimas foram três homens e seis menores de idade da família norte-americana-mexicana, e o presidente do México disse que conversará com Trump sobre uma cooperação possível na segurança, desde que a soberania mexicana seja respeitada -- mas insinuou que não acredita que uma intervenção estrangeira seja necessária.

Os mortos pertenciam à família LeBaron, associada a uma comunidade mórmon dissidente que se estabeleceu nas colinas e planícies do norte do México décadas atrás.

Na manhã desta terça-feira, Trump tuitou que esperará uma ligação de López Obrador, exortando-o a aceitar assistência dos EUA.

"O novo e ótimo presidente do México encara este assunto a sério, mas os cartéis se tornaram tão grandes e poderosos que às vezes você precisa de um exército para derrotar um exército!", escreveu.

"Esta é a hora de o México, com a ajuda dos Estados Unidos, travar uma GUERRA contra os cartéis de drogas e eliminá-los da face da terra".

O México está mobilizando seus militares em uma guerra contra os cartéis desde 2006, mas apesar das prisões ou mortes de traficantes destacados a campanha não conseguiu diminuir a violência associadas às drogas -- na verdade ela levou a mais assassinatos porque os grupos criminosos estão lutando entre si.

O governo registrou mais de 250 mil homicídios nos últimos doze anos, a maioria ligada à guerra às drogas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade