PUBLICIDADE

Mundo

Trump pede que México mande migrantes para casa e repete chamado para financiamento de muro

26 nov 2018 - 11h51
(atualizado às 12h12)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira que o México deve enviar migrantes que buscam asilo nos EUA de volta aos seus países, um dia após autoridades norte-americanas fecharem a fronteira mais movimentada do sul do país e lançar gás lacrimogêneo na multidão.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Mar-a-Lago, na Flórida
22/11/2018
REUTERS/Eric Thayer
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Mar-a-Lago, na Flórida 22/11/2018 REUTERS/Eric Thayer
Foto: Eric Thayer / Reuters

Autoridades dos EUA reabriram no domingo a passagem no ponto de entrada de San Ysidro, entre San Diego e Tijuana, a fronteira terrestre com maior tráfego no Hemisfério Ocidental, após fechá-la durante diversas horas.

Trump prometeu que os migrantes em busca de asilo não entrarão com facilidade no país e nesta segunda-feira ameaçou voltar a fechar a fronteira EUA-México, que se estende por 3.200 quilômetros.

O presidente reiterou seu pedido para que o Congresso financie seu tão prometido muro na fronteira no momento em que parlamentares retornam a Washington nesta segunda-feira após o feriado do Dia de Ação de Graças, com o financiamento do governo federal prestes a expirar em 7 de dezembro. Ele tem repetidamente ameaçado paralisar o governo federal a menos que o muro seja financiado.

O conflito de domingo ocorreu em uma parte da fronteira onde já há uma barreira física.

"O México deve mudar a bandeira mandando migrantes, muitos dos quais são grandes criminosos, de volta aos seus países. Faça por avião, por ônibus, do jeito que você quiser, mas eles NÃO entrarão nos Estados Unidos. Nós fecharemos a fronteira permanentemente se preciso. Congresso, financie o MURO!", disse Trump no Twitter.

Centenas de integrantes da caravana incluindo mulheres e crianças protestaram pacificamente no domingo com gritos de "Não somos criminosos! Somos trabalhadores". Quando se aproximaram da fronteira com os EUA, foram parados por autoridades mexicanas, que disseram para que aguardassem permissão.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade