PUBLICIDADE

Mundo

Trump parabeniza Putin e planeja reunião em breve

Casa Branca havia dito que os EUA não felicitariam o líder russo

20 mar 2018 - 15h23
(atualizado às 17h29)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, telefonou para seu homólogo da Rússia, Vladimir Putin, para parabenizá-lo por sua vitória nas eleições do último dia 18 de março.

Trump parabeniza Putin e planeja reunião em breve
Trump parabeniza Putin e planeja reunião em breve
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A ligação ocorreu um dia depois de a Casa Branca ter dito que não felicitaria Putin porque o resultado do pleito presidencial russo não era uma "surpresa". Durante a conversa, Trump disse que quer se encontrar com o chefe do Kremlin "em um futuro não distante".

Segundo o governo russo, os dois líderes falaram sobre as crises na Coreia do Norte, na Síria e na Ucrânia. Ao menos de acordo com os comunicados oficiais, Trump e Putin ignoraram as investigações sobre a suposta interferência de Moscou nas eleições norte-americanas de 2016.

"Quero discutir com Putin sobre a corrida armamentista, a Ucrânia, a Síria e a Coreia do Norte", afirmou o presidente dos EUA. O gesto de Trump foi criticado dentro de seu próprio partido, a começar pelo senador republicano John McCain, que vem adotando uma postura crítica em relação ao magnata.

"Um presidente americano não guia o mundo livre parabenizando ditadores por vitórias em falsas eleições. Com esse gesto, Trump insultou todos os cidadãos russos que tiveram negado o direito a voto em eleições livres e justas", afirmou McCain.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade