Trump e Zelenskiy discutem armas e escalada dos ataques russos
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, disse que discutiu as defesas aéreas em uma conversa com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta sexta-feira, e concordou em trabalhar para aumentar a capacidade de Kiev de "defender o céu" à medida que os ataques russos aumentam.
Ele acrescentou em sua conta no Telegram que discutiu a produção conjunta de defesa, bem como compras e investimentos conjuntos com o líder dos EUA.
A Ucrânia vem pedindo a Washington que lhe venda mais mísseis Patriot e sistemas que considera essenciais para defender suas cidades da intensificação dos ataques aéreos russos.
A decisão de Washington de suspender algumas remessas de armas para a Ucrânia provocou alertas de Kiev de que a medida enfraqueceria sua capacidade de defesa contra os ataques aéreos e os avanços da Rússia no campo de batalha. A Alemanha disse que está em negociações para comprar sistemas de defesa aérea Patriot para preencher a lacuna.
A conversa ocorreu um dia depois que Trump disse que teve um telefonema decepcionante com o presidente da Rússia, Vladimir Putin.
A Rússia bombardeou Kiev com o maior ataque de drones da guerra na capital, horas após a conversa de Trump com Putin na quinta-feira.
Zelenskiy chamou o ataque de "deliberadamente massivo e cínico".
Trump conversou com o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, na quinta-feira, de acordo com a revista Spiegel, citando fontes do governo. Os dois líderes discutiram a situação na Ucrânia, incluindo o fortalecimento de suas defesas aéreas, bem como questões comerciais, informou a Spiegel nesta sexta-feira.
