PUBLICIDADE

Mundo

Tratamento médico é 'luxo' em alguns países, diz Papa

Francisco divulgou mensagem pelo Dia Mundial do Doente

4 jan 2022 - 12h21
(atualizado às 12h39)
Compartilhar
Exibir comentários

O papa Francisco afirmou nesta terça-feira (4) que tratamentos médicos ainda são "um luxo" em alguns países.

Papa Francisco durante missa na Basílica de São Pedro em 1º de janeiro
Papa Francisco durante missa na Basílica de São Pedro em 1º de janeiro
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A declaração foi dada em uma mensagem pelo 30º Dia Mundial do Doente, data instituída por João Paulo II e que é celebrada anualmente em 11 de fevereiro.

"O caminho ainda é longo, e em alguns países receber tratamentos adequados permanece um luxo. A comprovação é a escassa disponibilidade, nos países mais pobres, de vacinas contra a Covid-19, porém ainda mais a falta de tratamentos para doenças que exigem medicamentos muito mais simples", disse.

Por outro lado, Francisco saudou os "progressos da ciência médica" e ressaltou que as "novas tecnologias" fizeram surgir "percursos terapêuticos que são de grande benefício para os doentes".

"A pesquisa continua dando sua preciosa contribuição para derrotar patologias antigas e novas; a medicina reabilitativa desenvolveu notavelmente seus conhecimentos e suas competências", acrescentou o Papa.

Jorge Bergoglio ainda alertou que a "individualidade de cada doente" não pode ser deixada de lado. "O doente é sempre mais importante que sua doença, e qualquer abordagem terapêutica não pode prescindir de ouvir o paciente, sua história, suas ânsias, seus medos", disse.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade